São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Integração de software aperfeiçoa RH

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O computador invadiu as divisões de RH (recursos humanos). Até aí, nenhuma novidade.
Mas, agora, além de usar e abusar dos software (programas de computador), as empresas integram diferentes tipos.
Têm como meta tornar mais justos e objetivos todos os processos, do recrutamento à aposentadoria.
Cezar Antonio Tegon, 31, gerente de seleção e planejamento de RH do banco Safra, por exemplo, usa o sistema ``Predictive Index - PI" e o ``Panavue 2000".
O primeiro, avalizado pela Universidade de Harvard (EUA), serve para levantar o comportamento dos profissionais. O outro, funciona como um banco de dados.
Fornece informações como dados pessoais (escolaridade, documentos, número de dependentes) e metas de vida e para a carreira.
O ``Panavue", desenvolvido pela Íris há sete anos, está há dois no Safra. Ele está sendo integrado ao ``PI", que chegou ao banco há apenas dois meses.
``O que pretendo é passar os dados de um para o outro", diz Tegon. ``Queremos tomar decisões com 80% dos dados da pessoa. Acredito que com os software chegaremos a isso."
Segundo ele, a relação hoje é inversa. Ou seja, a decisão é tomada com apenas 20% de informações objetivas sobre as pessoas.
Os riscos de uma contratação e promoção ``às escuras" diminui, mas, em contrapartida, crescem os gastos com a informatização.

Próximo Texto: Empresas são reestruturadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.