São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Corinthians e Palmeiras decidem quem é o maior campeão paulista

MATINAS SUZUKI JR.
ENVIADO ESPECIAL A RIBEIRÃO PRETO

Corinthians e Palmeiras decidem hoje, a partir das 16h, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (319 km ao norte de São Paulo), o título do 94º Campeonato Paulista de Futebol.
O juiz da partida será o francês Remi Harrel. Ele pertence aos quadros da Fifa, entidade que dirige o futebol no mundo.
A previsão é de que o estádio receba 47 mil espectadores.
É a primeira vez que dois times da capital, que tem seus principais estádios em reforma, duelam pelo título no interior do Estado.
O primeiro jogo da decisão de 1995, disputado também em Ribeirão Preto, no domingo passado, terminou empatado em 1 a 1, gols de Marcelinho, para o Corinthians, e Nílson, para o Palmeiras.
Por ter conquistado um ponto a mais nas etapas classificatórias do torneio, o Corinthians será campeão com um empate nos primeiros 90 minutos regulamentares e com mais um empate nos 30 minutos de prorrogação.
O Palmeiras será tricampeão com vitória no tempo normal ou no tempo extra.
Um dos dois, Viola ou Roberto Carlos, os dois maiores ídolos de corintianos e palmeirenses, se despedirá hoje de seu time como campeão: o primeiro vai para o futebol espanhol jogar no Valencia; o segundo para o italiano jogar na Internazionale de Milão.
Os jogadores que ainda não estão confirmados no time do Palmeiras são o goleiro Velloso (se recupera de um corte na mão) e o zagueiro Antônio Carlos, que viajou depois da equipe para Ribeirão e não treinou na sexta-feira.
O atacante Alex Alves, que havia sido expulso na primeira partida, recebeu uma pena pecuniária e jogará. Nílson, que é da região de Ribeirão Preto, ficará na reserva.
O Corinthians jogará com o mesmo time que iniciou o jogo passado, incluindo o meio-campista defensivo Bernardo, expulso junto com Alex Alves, que também recebeu punição em dinheiro e não a suspensão de jogos.
Corinthians e Palmeiras já disputaram quatro finais do Paulista. O Palmeiras venceu em 36, 74 e 93. O rival, em 54.
Se ganhar, o Palmeiras será pela primeira vez tricampeão com este nome (no outro tricampeonato -32, 33 e 34-, ele jogava com o nome de Palestra Itália).
O Corinthians não vence o Paulista desde 1988. Além das finais do Estadual de 93, perdeu para o Palmeiras o Rio-São Paulo de 93 e a decisão do Brasileiro de 94.
Os duelistas de hoje estão empatados na liderança de títulos paulistas: ambos foram campeões 20 vezes. O jogo disputa também a ponta do ranking estadual.

LEIA MAIS
sobre a decisão nas págs. 4-2 a 4-7 e em encarte de quatro págs. no interior do caderno

Próximo Texto: Repetirá o Palmeiras a atuação de quarta?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.