São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Surgem novos cardápios em fast food

NELSON ROCCO
EDITOR-INTERINO DO TUDO

Ao passar por uma praça de alimentação de um dos shoppings de São Paulo, muita gente fica com vontade de abrir uma franquia de fast food. Pudera. Essas praças parecem ser um ótimo negócio.
Se esse também é o seu desejo, saiba que novas empresas estão no mercado e oferecem alternativas de investimento que variam entre R$ 20 mil e R$ 120 mil. Os cardápios são para todos os gostos: de sanduíches à comida mexicana.
Franquia é um sistema de negócio que consiste na transferência dos direitos de exploração da marca, serviço, produto ou tecnologia de operação de uma empresa para outra, mediante o pagamento de taxas e royalties.
A Spedini Trattoria Expressa é uma opção recente para quem pretende vender comida italiana. Começou a funcionar em março de 94 e já tem três lojas próprias.
Alberto Ajjzental, 30, franqueador, diz que a primeira franquia será aberta ainda neste ano.
Além dos manuais teóricos, a empresa oferece estágio de 30 dias para o franqueado e para os funcionários, mediante o pagamento da taxa de franquia, de R$ 20 mil (veja quadro ao lado).
Para montar uma loja, o interessado precisa investir entre R$ 40 mil e R$ 60 mil -fora o ponto. O retorno, diz Ajjzental, acontece entre 24 e 30 meses, já que o faturamento líquido da loja varia de R$ 4.000 a R$ 6.000 por mês.
Para quem quer trabalhar com comida mexicana, o investimento total em uma franquia Taco Loco varia entre R$ 40 mil e R$ 50 mil.
A El Rachid, com duas lojas próprias e ainda nenhuma franquia, também trabalha com pratos mexicanos. Flávio Lima Corrêa, 34, dono, diz que ``acabou de formatar a empresa".
A taxa de propaganda para as lojas é de 2% sobre o faturamento bruto, mas Corrêa afirma que o franqueado é quem deve se comprometer com a tarefa.
``Damos a orientação e o franqueado cuida da propaganda."
A Truc's, de Brasília, é a opção para interessados em vender sanduíches. A empresa tem 22 anos, mas começou a franquear em 93.
``Quando formatamos, pensamos em atender pessoas que não têm grande capital", diz Edson Sossai, 42, diretor da Truc's.
Para montar um negócio com a marca, o empresário terá que investir entre R$ 20 mil e R$ 80 mil. A loja pode ser em formato de quiosque. ``Nesse caso, a taxa de franquia é de R$ 7.000."
A Spetomix tem dois formatos de loja. Um vende carnes especiais e espetos e presta serviços para festas e eventos. O outro, agrega a venda de comida pronta.
A Chicken-In não é nova -funciona desde 1968-, mas está em expansão. Tem 30 franquias, duas lojas próprias e vende vários tipos de cortes de frango frito com acompanhamentos.

ONDE ENCONTRAR:
Chicken-In - tel. (011) 543-5500; Don Taco Mexican Food - tel. (061) 273-5621; El Rachid - tel. (027) 225-1033; Piattine -tel. (011) 280-5184; Spedini Trattoria Expressa - tel. (011) 270-4792; Spetomix - tel. (011) 437-9179; Taco Loco - tel. (011) 814-4966; Truc's - tel. (061) 361-2772.

Texto Anterior: Empresas que não receberam o CGC devem procurar a Receita
Próximo Texto: Famílias têm sucesso com lojas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.