São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Surgem novos cardápios em fast food
NELSON ROCCO
Se esse também é o seu desejo, saiba que novas empresas estão no mercado e oferecem alternativas de investimento que variam entre R$ 20 mil e R$ 120 mil. Os cardápios são para todos os gostos: de sanduíches à comida mexicana. Franquia é um sistema de negócio que consiste na transferência dos direitos de exploração da marca, serviço, produto ou tecnologia de operação de uma empresa para outra, mediante o pagamento de taxas e royalties. A Spedini Trattoria Expressa é uma opção recente para quem pretende vender comida italiana. Começou a funcionar em março de 94 e já tem três lojas próprias. Alberto Ajjzental, 30, franqueador, diz que a primeira franquia será aberta ainda neste ano. Além dos manuais teóricos, a empresa oferece estágio de 30 dias para o franqueado e para os funcionários, mediante o pagamento da taxa de franquia, de R$ 20 mil (veja quadro ao lado). Para montar uma loja, o interessado precisa investir entre R$ 40 mil e R$ 60 mil -fora o ponto. O retorno, diz Ajjzental, acontece entre 24 e 30 meses, já que o faturamento líquido da loja varia de R$ 4.000 a R$ 6.000 por mês. Para quem quer trabalhar com comida mexicana, o investimento total em uma franquia Taco Loco varia entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. A El Rachid, com duas lojas próprias e ainda nenhuma franquia, também trabalha com pratos mexicanos. Flávio Lima Corrêa, 34, dono, diz que ``acabou de formatar a empresa". A taxa de propaganda para as lojas é de 2% sobre o faturamento bruto, mas Corrêa afirma que o franqueado é quem deve se comprometer com a tarefa. ``Damos a orientação e o franqueado cuida da propaganda." A Truc's, de Brasília, é a opção para interessados em vender sanduíches. A empresa tem 22 anos, mas começou a franquear em 93. ``Quando formatamos, pensamos em atender pessoas que não têm grande capital", diz Edson Sossai, 42, diretor da Truc's. Para montar um negócio com a marca, o empresário terá que investir entre R$ 20 mil e R$ 80 mil. A loja pode ser em formato de quiosque. ``Nesse caso, a taxa de franquia é de R$ 7.000." A Spetomix tem dois formatos de loja. Um vende carnes especiais e espetos e presta serviços para festas e eventos. O outro, agrega a venda de comida pronta. A Chicken-In não é nova -funciona desde 1968-, mas está em expansão. Tem 30 franquias, duas lojas próprias e vende vários tipos de cortes de frango frito com acompanhamentos. ONDE ENCONTRAR: Chicken-In - tel. (011) 543-5500; Don Taco Mexican Food - tel. (061) 273-5621; El Rachid - tel. (027) 225-1033; Piattine -tel. (011) 280-5184; Spedini Trattoria Expressa - tel. (011) 270-4792; Spetomix - tel. (011) 437-9179; Taco Loco - tel. (011) 814-4966; Truc's - tel. (061) 361-2772. Texto Anterior: Empresas que não receberam o CGC devem procurar a Receita Próximo Texto: Famílias têm sucesso com lojas Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |