São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clubes da esquina

DALMO MAGNO DEFENSOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em 1972, Milton Nascimento e Lô Borges lançaram o álbum "Clube da Esquina", título alusivo ao grupo de amigos/músicos, quase todos mineiros, do qual também participavam Marcio Borges, Fernando Brant, Beto Guedes e outros.
Como minha turma do ginásio, nessa época, estava mais para Yes e Jethro Tull, o "Clube" passou batido. Nossa identificação com os mineiros se limitava à amizade, aos nomes e, de certa forma, à musicalidade.
O Marcio torrava a mesada em lojas de discos; na família do Fernando, todos tinham nomes de músicos e, no harmonioso time de futebol, um legítimo Beto Guedes solava no comando do ataque. Analogia capenga: falta homônimo ao Carlos, único que tocava violão.
Milton esteve com Wagner Tiso (outro do "Clube") no "Ensaio", da Cultura. Interpretaram sucessos e contaram muitas histórias, boa parte envolvendo os "sócios".
Milton esclareceu a origem de seu apelido: em criança, ele fazia um "beiço" tão grande quando contrariado, que sua mãe o chamava de "botocudo" -e desse termo resultou o "Bituca".
Ao LP "Clube", seguiram-se outros clássicos: dois "Milagre dos Peixes", "Minas", "Geraes" e "Clube 2". Eram itens obrigatórios nas discotecas engajadas dos anos 70, embora não fosse típica dos mineiros a crônica da angústia sociopolítica.
Nem por isso seu papel era secundário: talvez por afinidade topográfica, eles sonorizavam o montanhoso capítulo das paixões.

Texto Anterior: 'Sílvio: onde está o mistério da novela?'; 'Pannunzio e Bial são os melhores'; 'Rede Globo mutila séries americanas'; 'Quero filmes para mulheres e gays'
Próximo Texto: Novo desenho do Multishow ironiza psicanálise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.