São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa diz que Maluf é trabalhador

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

O programa ``São Paulo on Line", um dos bolsões de propaganda malufista na Manchete, nasceu há cinco meses. A emissora o exibe todos os sábados, das 19h30 às 20h.
O ator Jece Valadão faz as vezes de apresentador. Quando entra em cena, vai logo avisando que, durante os próximos 30 minutos, o público verá uma ``declaração de amor à cidade de São Paulo".
Com formato jornalístico, o programa dá dicas culturais, mostra reportagens sobre as ``múltiplas faces" da capital paulista e abre espaço para reclamações do telespectador.
O tom grandiloquente predomina. No dia 15 de julho, por exemplo, Jece Valadão não cansou de repetir que São Paulo é uma cidade ``mágica", ``incrível", ``maravilhosa" e ``de Primeiro Mundo".
Também comentou recente pesquisa do Datafolha em que 46% dos entrevistados avaliam a gestão de Paulo Maluf como ótima ou boa.
Sem citar números, ressaltou que o prefeito é ``um dos mais benquistos, mais bem queridos (sic)" do país.
Na realidade, a avaliação de Maluf o coloca em oitavo lugar entre os administradores das 11 capitais pesquisadas.
O apresentador encerrou o comentário cumprimentando a população: ``Parabéns ao paulistano, que está começando a entender o trabalho de Maluf. Porque o Maluf trabalha realmente. Levanta às 6h e vai dormir à 0h."
Pouco depois de mencionar a pesquisa, Jece Valadão disse que um telespectador procurou o programa para reclamar de um buraco na zona sul.
``Era um senhor buraco. (...) Um buraco que não combina com a administração desta cidade", descreveu, exagerando na indignação.
Em seguida, deu a boa notícia. ``Acionamos a Secretaria das Administrações Regionais, onde o secretário é o Arthur Alves Pinto, um homem tão dinâmico que nós mandamos nossa equipe lá para filmar o buraco e o buraco já estava tapado."
Transmitido apenas para a Grande São Paulo, o programa leva a assinatura da Five Star, produtora que Valadão fundou há quatro anos.
``Ninguém me pede para exaltar a prefeitura. Falo o que penso", afirma o apresentador. ``Quando é preciso criticar, critico. Mas, se dá para elogiar, elogio mesmo, sem pudor. Afinal, o Maluf mais acerta do que erra."
O carioca Jece Valadão, 65, diz que decidiu produzir o programa por ``adorar" São Paulo, onde mora desde a década de 80. ``Sou eleitor do Maluf sim, mas não frequento a casa dele. Só o conheço socialmente, de festas e cerimônias públicas."
O ``São Paulo on Line" custa à Five Star R$ 20 mil por mês (a metade do que o SBT gasta com um capítulo da novela ``Sangue do Meu Sangue").
``Infelizmente, o Maluf não põe dinheiro no programa", lamenta Valadão. ``Elogio a cidade sem receber nada em troca."

Texto Anterior: Maluf ganha espaço cativo em programas da TV Manchete
Próximo Texto: Secretaria faz mostra com filmes de Valadão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.