São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
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Emissora exalta obras da prefeitura

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

``São Paulo Não Pode Parar." Desde o ano passado, a máxima paulistana costuma dar nome para um dos quadros que compõem o ``Programa de Domingo".
Não é um quadro pequeno. Dura entre quatro e cinco minutos (duas vezes mais que a maioria das reportagens do ``Fantástico").
A Manchete o exibe por volta das 21h30. O assunto é sempre o mesmo: as realizações do prefeito Paulo Maluf.
O quadro tem formato jornalístico. Um repórter da emissora sai às ruas de microfone em punho para noticiar ``fatos importantes". Faz entrevistas e colhe imagens.
Tudo soa como propaganda. Repetem-se informações exaustivamente -redundância típica de textos publicitários. E engordam-se frases com adjetivos -prática condenável em reportagens.
Há três semanas, por exemplo, o quadro elegeu como tema o sistema viário Jacu Pêssego, obra que Maluf está tocando na zona leste.
Veja de que modo a Manchete descreveu a empreitada:
- ``São 16 kms ligando a avenida Aricanduva à rodovia dos Trabalhadores e à via Dutra. Além de acabar com os problemas causados pelas enchentes na região, a obra vai melhorar o transporte público."
- ``Um percurso feito em uma hora não vai levar mais do que 20 minutos com o novo sistema."
- ``É a maior obra viária da Prefeitura de São Paulo."
- O sistema ``vai agilizar as viagens dos moradores da zona leste para o ABC".
- ``Com estas obras, a população local está apostando no crescimento da região."
O símbolo da prefeitura -um vaso com um trevo e o slogan ``São Paulo Crescendo"- apareceu quatro vezes durante a reportagem.
O prefeito apareceu duas. Na primeira, prometeu concluir a obra até o fim de 96. Na outra, falou longa e pausadamente:
``Esse complexo Jacu Pêssego -que é uma verdadeira auto-estrada, auto-estrada que vai se chamar avenida dos Trabalhadores, na região leste, região leste da cidade, onde tem tanto trabalhador-, esse complexo tem evidentemente um benefício no transporte coletivo. O ônibus, andando mais rapidamente, vai poder transportar mais gente em menos tempo."
``Mas o grande benefício social, além do transporte coletivo, é o benefício social do trabalho. Por quê? Porque estamos dando trabalho, estamos dando emprego. Só se combate a fome e a miséria neste país combatendo o desemprego. E a prefeitura de São Paulo está cuidando do social, gerando emprego."

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