São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roupas terão tamanho padrão

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A diferença de tamanho das roupas de uma marca para outra deve acabar. Projeto que fixa padrões referenciais de medidas do corpo humano para a indústria do vestuário foi aprovado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Segundo a Abravest, o projeto deverá ser adotado na fabricação da próxima coleção de inverno, a partir de novembro, e também na importação de roupas.
Até o final deste mês o consumidor encontrará nas lojas folhetos com informações básicas sobre as medidas dos produtos.
Os shoppings receberão cartazes, e as confecções, cartilhas sobre os tamanhos das roupas brasileiras, segundo Roberto Chadad, presidente da Abravest.
``O consumidor que for comprar uma calça 42 vai encontrá-la em qualquer modelo sempre com a mesma centimetragem na cintura e no gancho", diz Chadad.
Para blazers e camisetas, por exemplo, a medida tomada como referencial é a do tórax. O tamanho 42 ou P deverá sempre corresponder, de acordo com a norma, a 84 cm de tórax.
Chadad diz que 20% das roupas vendidas no país têm diferenças de tamanho e que a padronização vai facilitar a vida do consumidor.
A norma, já em vigor, que determina a inscrição nas etiquetas do percentual de tecidos da roupa e o projeto aprovado pela ABNT deverão ajudar, segundo o presidente da Abravest, a detectar produtos importados fora dos padrões brasileiros.
A Abravest se reúne hoje com representantes do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) para estabelecer um plano de lançamento da norma.
(DFe)

Texto Anterior: Dólar barato leva brasileiro a importar mais roupas
Próximo Texto: Consumidor aguarda micros da Compaq
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.