São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação inédita pode levar PF ao Paraguai

LUCAS FIGUEIREDO
ENVIADO ESPECIAL A ASSUNÇÃO

A Polícia Federal espera o sinal verde das diplomacias brasileira e paraguaia para desencadear uma operação inédita. Agentes da PF irão cruzar a fronteira e trabalhar com policiais paraguaios, oferecendo documentação aos brasileiros ilegais naquele país.
O objetivo da operação é diminuir o número de brasileiros que vivem ilegalmente no Paraguai, calculado em 70 mil.
O Paraguai abriga a maior colônia de imigrantes brasileiros: 350 mil pessoas, seguido dos EUA (300 mil) e Japão (160 mil).
Os agentes da PF devem atuar principalmente na capital, Assunção, e no Departamento de Alto Paraná, onde fica Ciudad del Este, na fronteira com o Paraná.
A operação deverá ser deflagrada em breve. As rádios locais anunciarão a chegada dos policiais brasileiros para que aqueles que quiserem possam se apresentar para receber a documentação.
A presença da PF em território estrangeiro é justificada pelo fato de que grande parte dos brasileiros que vivem no Paraguai estão impedidos de se legalizar por não possuir documentos brasileiros.
Em geral, são agricultores que trabalham nas colônias da fronteira com o Paraná e nos arredores de Assunção. São colonos que levaram ao Paraguai a tradição agrícola do Sul do Brasil.
Estes brasileiros, chamados de ``brasiguaios", produzem hoje quase 90% da soja paraguaia.
Os brasileiros têm muitos motivos para se sentirem atraídos pelo território paraguaio: terra fértil e barata, poucos impostos e uma fronteira de 1.367 km.
Mas, nem sempre a colônia brasileira se sai bem. Atualmente, cerca de 150 brasileiros estão presos no Paraguai. As acusações e condenações são quase sempre as mesmas: tráfico de drogas, roubo e assassinato. Devido ao péssimo estado das prisões paraguaias, um dos maiores trabalhos do Consulado do Brasil é auxiliar os presos.

Texto Anterior: Prédio de dez andares é implodido no Rio; Ex-chefe do tráfico é morto a tiros no Rio; Tentativa de assalto deixa 1 morto no Rio
Próximo Texto: SP registra 32 homicídios no fim-de-semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.