São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995 |
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'Mico' é pesadelo de revendedores
ARTHUR PEREIRA FILHO
No jargão dos revendedores, são modelos que, mesmo no tempo das vendas aquecidas, exigiam muita conversa e bons descontos para deixar a ``prateleira". Alguns ganham essa fama porque saem da fábrica com preço mais alto do que os concorrentes. Problemas no lançamento e rumores de que o carro pode sair de linha em um futuro próximo também prejudicam as vendas. Quatro modelos produzidos no país estão em quase todas as listas de ``micos" feitas por revendedores ouvidos pela Folha: o Fusca e o Pointer, da Volkswagen, o Verona, da Ford, e o Vectra, da GM. Juntos, os quatro modelos conseguiram vender apenas 7.000 unidades no mês de junho. O Vectra foi o que se saiu melhor: 2.919 unidades vendidas no atacado. No caso, o inibidor das vendas é o preço, tido como alto. No caso do Pointer e do Verona, as vendas acabam prejudicadas pelos rumores existentes no mercado de que os dois modelos deixarão de ser produzidos em breve. O Fusca, relançado em agosto de 93, é considerado ``ultrapassado" e caro em relação aos demais carros ``populares". O Pointer já deixou de ser produzido no Brasil. Está sendo fabricado desde o mês passado apenas na fábrica da Ford, na Argentina. E, embora a Volks não confirme oficialmente, não será produzido por muito tempo. O objetivo de vendas -4.000 unidades por mês- nunca foi atingido. Para um concessionário, o Pointer está em uma faixa de mercado onde a concorrência é muito dura. ``Essa faixa de preço é muito poluída. A competição com os importados é muito grande", diz. Assim como o Pointer, o Verona, da Ford, também só será produzido na Argentina a partir do segundo semestre. Foi lançado em 89 e remodelado em 93. Revendedores da marca e concorrentes dizem que o modelo saiu perdendo na troca. No primeiro semestre, foram vendidos 3.484 Verona no atacado. Com isso, o modelo deixou de aparecer no ranking dos 20 mais vendidos no país. O Vectra tem uma história diferente. Não está ameaçado de deixar o mercado, é um modelo moderno e elogiado até mesmo pela concorrência. Lançado em 93, conseguiu atingir o nível de vendas previsto para 94 (25 mil unidades). O modelo foi duramente atingido pela abertura do mercado e pela concorrência dos carros importados. ``O veículo é muito bom, o problema é que é muito caro", diz um revendedor. Na tabela, o modelo custa entre R$ 29 mil e R$ 43 mil, dependendo da versão. Texto Anterior: Folha publica série sobre administração; Embraer reduz custos para fabricar avião Próximo Texto: Advogado prefere ter Verona Índice |
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