São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VAN DAMME BRAZUCA

MARCO SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE SANTOS

Um teen brasileiro é o campeão mundial da luta oriental kickboxing (a mesma que o ator Van Damme pratica nos filmes), na categoria meio-médio.
O estudante Ricardo Holz Vidal dos Santos, 17, conquistou o título no Japão, em junho último.
Ele venceu sete adversários por nocaute, todos maiores de 21 anos, e bateu o recorde de nocaute mais rápido, ao vencer uma luta em 4,1 segundos.
Holz, que mora em Santos (72 km a sudeste de São Paulo), se prepara agora para disputar o sul-americano da modalidade, no Chile, e o ``Tailândia Open", que, segundo ele, vai reunir as maiores feras do kickboxing mundial.
Os planos do kickboxer teen não param por aí: ele quer participar do ``Ultimate Fighting", uma competição estilo ``vale-tudo" entre lutadores de várias modalidades (do karatê ao boxe). Segundo ele, a competição ``pode até acabar em morte".
Ele começou a praticar o esporte aos 12 anos, depois de assistir aos filmes de kickboxing, principalmente os que tinham a participação de Jean Claude Van Damme, seu ídolo.
Holz treina seis horas por dia, utilizando técnicas esquisitas. Além de correr e fazer alongamento, faz meditação ``utilizando uma técnica ninja".
Faz também um exercício especial para não piscar durante as lutas. ``Fico mergulhando o rosto no mar seguidas vezes. Como irrita os olhos, o sal da água faz com que eu me acostume a ficar o tempo todo de olhos abertos."
Segundo ele, um combate pode ser decidido, literalmente, em um piscar de olhos. ``Posso tomar um golpe e ser nocauteado em uma fração de segundo."
Além da luta propriamente dita, o kickboxer gosta de games e filmes sobres artes marciais.
Segundo ele, games como ``Street Fighter" e ``Mortal Kombat" apresentam cenas bastante parecidas com a realidade.
``Já cheguei a aprimorar chutes jogando `Street Fighter'."
Os filmes também ajudam a aprimorar a técnica e relaxar, garante. ``Eles me dão desembaraço mental, ajudam a desenvolver o raciocínio".
Além de Van Damme, o kickboxer teen gosta de Steven Seagal e, ``é claro", de Bruce Lee.

Texto Anterior: Soul Asylum repete fórmula em novo CD e põe fim ao conflito de gerações
Próximo Texto: 'Gosto de lutas cruas'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.