São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS QUE PASSAM PELA CABEÇA DOS PAIS

Por que ele teve de nos contar?
Muitos pais acham que seriam mais felizes se não soubessem. O que eles precisam saber é que, sem saber, nunca poderão conhecer o filho. O fato da filha ou do filho contar é um sinal do seu amor e de sua necessidade de compreensão. Afinal de contas, quem deveria saber senão os pais?

Por que ele fez isso com a gente?
Muitos pais ficam ressentidos com a homossexualidade de seu filho. Esse sentimento é baseado na idéia de que ser homossexual é uma questão de escolha e que existe uma decisão consciente, talvez feita para machucar os próprios pais. Na realidade, homossexuais não escolhem sua orientação sexual -eles simplesmente são aquilo que são: a homossexulidade é sua verdadeira natureza

Onde foi que nós erramos?
A maioria dos pais se sente culpada quando descobre. Psicólogos e psiquiatras nos ensinaram por muito tempo que o que o filho se torna é ```culpa"dos pais. Na verdade, nenhum pai tem todo esse poder sobre seu filho. Homossexuais são encontrados em todos os tipos de família .

Devemos mandar nosso filho ou filha para um psiquiatra para ser ``curado"?
Hoje em dia, já é aceito pelos psiquiatras que a homosexualidade não é, como se pensava antes, uma doença que possa ser curada. *Em dezembro de 73, a Associação Psiquiátrica Americana declarou que a homossexualidade não é um distúrbio mental ou doença. Contudo, muitos homossexuais não conseguem aceitar sua orientação sexual como normal. Nesses casos, é sempre útil pedir ajuda psiquiátrica ou psicológica.

*A Sociedade Brasileira de Psiquiatria não tem muma posição oficial a respeito.
Fonte: ``Dá para entender?", guia para pais de homossexuais organizado pelo Mix Brasil

Texto Anterior: Autor quer ver assunto discutido em família
Próximo Texto: TRECHOS DO DIÁLOGO ENTRE ANA E SANDRO NA NOVELA "A PRÓXIMA VÍTIMA"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.