São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra traz irmãos Lumière e Keaton

SÉRGIO AUGUSTO
DA SUCURSAL DO RIO

Como vem ocorrendo em todos os festivais internacionais deste ano, o centenário do cinema dará o tom à 7ª Mostra Banco Nacional de Cinema, em cartaz de 31 de agosto a 14 de setembro, no Rio, e de 4 a 14 de setembro, em São Paulo.
Além de uma seleção dos primeiros filmes dos irmãos Lumière -só vista, até agora, em Paris (com narração de Michel Piccoli) e em Madri (narrada por Victoria Abril)- uma retrospectiva irá celebrar outro centenário, o do genial cômico Buster Keaton, com duas dezenas de curtas e onze longas.
Outro mestre da comédia, Jacques Tati (1908-1982), também será homenageado com uma retrospectiva. Assim como Marcel Carné, a mais representativa figura do ``realismo poético" francês dos anos 30 e 40, atualmente com 86 anos, e o italiano Francesco Rosi, 72, que já confirmou sua vinda ao festival.
Detalhes: a seleta dos irmãos Lumière será narrada em português por Fernanda Montenegro; Eleanor Keaton, viúva de Buster, morto em 1966, estará presente na mostra; a versão da primeira comédia de Tati, ``Carrossel da Esperança" (Jour de Fête, 1949), a ser exibida tem as cores originais recentemente recuperadas pela filha do cineasta, Sophie Tatishef.
O filme da sessão de abertura, programada para o teatro Municipal do Rio, ainda não foi escolhido, mas é provável que saia da lista de atrações internacionais selecionadas para a mostra, a ser divulgada na próxima semana. Uma delas é a mais recente criação da canadense Patricia Rozema, ``Quando a Noite Cai" (When Night is Falling), exibida no último Festival de Berlim e já escalada para a primeira das sessões antecipadas para a imprensa, que começam a 21 de agosto, no Estação Botafogo, inteiramente reformado.
Ainda como parte das comemorações pelos cem anos de cinema, veremos toda a série ``The Century of Cinema", produzida pelo British Film Institute, de parceria com o Museu de Arte Moderna de Nova York. Dela participaram 18 diretores de tudo quanto é lugar, entre os quais Jean-Luc Godard, Martin Scorsese, Stephen Frears, Edgar Reitz e Nelson Pereira dos Santos.
Cada um fez o que lhe deu na telha. Nelson escolheu como tema um gênero latino-americano até a medula, o melodrama rasgado, por sinal celebrado na mostra com três filmes -``As Abandonadas" (1944) , ``Coração Torturado" (Bugambilia, idem) e ``Vítimas do Pecado' (1950)- dirigidos pelo mexicano Emilio Fernandez (1904-1986).
A programação da mostra paralela ``Tesouros da Cinemateca" foi a única fechada até agora. Tem 14 clássicos em cópias estalando de novas, sendo que dois deles, os alemães ``Lobisomem" (Nosferatu, 1922), de F.W. Murnau, e ``Menschen am Sonntag" (1929), de Robert Siodmak e Edgar G. Ulmer, terão acompanhamento musical ao vivo, a cargo do pianista alemão Joachim Baerenz.
Eis os outros 12: ``Lacombe Lucien" (1973), de Louis Malle; ``Quando Duas Mulheres Pecam" (Persona, 1966), de Ingmar Bergman; ``As Mil e Uma Noites de Pasolini"' (Il Fiore delle Mille e Una Notte, 1974), de Pier Paolo Pasolini; ``O Conformista"' (1970) e ``A Estratégia da Aranha" (idem), de Bernardo Bertolucci; ``Sedução da Carne" (Senso, 1954), de Luchino Visconti; ``O Passageiro - Profissão: Repórter" (The Passenger, 1975), de Michelangelo Antonioni; ``A Marca da Maldade" (The Touch of Evil, 1958), de Orson Welles; ``Martha" (1973), de Rainer W. Fassbinder; ``Lolita" (1962), de Stanley Kubrick; ``San Michele Aveva un Gallo" (71), dos irmãos Taviani; e ``Lunga Vita alla Signora" (87), de Ermano Olmi.

Texto Anterior: SP recebe mostra multimídia de Man Ray
Próximo Texto: Centenário já tem resumo brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.