São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Multimídia é a nova arma do marketing

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma nova moda começa a agitar o mercado de informática: a multimídia empresarial. Seja na forma de mensagens institucionais em quiosques para apresentação em feiras ou em catálogos interativos de produtos, as empresas descobriram que a multimídia é um meio rápido e impactante para atingir potenciais clientes e divulgar marcas.
Gastando de R$ 30 mil a R$ 50 mil, uma empresa pode encomendar uma boa produção multimídia para computador. ``É o mesmo preço que se pagaria pela produção de um vídeo institucional", diz Marco Aurélio Barbosa, gerente de marketing do Banorte.
A maioria dos produtores de multimídia utiliza programas como o ``Director 4.0", da Macromedia, ou o ``Multimedia Toolbook 3.0", da Assymetrix.
``A procura por produções multimídia tem crescido bastante nos últimos tempos", diz Alexandre Montá Vicente, da Tecnoquality, empresa que produziu o CD-ROM turístico Porto Seguro e já executou trabalhos para indústrias automobilísticas e farmacêuticas. ``Algumas empresas já estão equipando seus vendedores com notebooks com catálogos multimídia de seus produtos para auxiliar nas vendas", diz Alexandre.
A Midialog, representante da Assymetrix e uma das maiores produtoras de multimídia no país, tem entre seus clientes empresas do porte da Poliolefinas, Incepa, Amil e Caixa Econômica Federal.
Segundo Ana Maria Nubié, gerente de atendimento da Midialog, existem dois tipos básicos de multimídia empresarial. O primeiro é a apresentação institucional, geralmente implementada em um totem multimídia semelhante aos que são encontrados em shoppings centers.
Um dos trabalhos realizados pela Midialog foi encomendado pela petroquímica Poliolefinas/PPH, do grupo Odebrecht. Feito para ser apresentado em uma feira, o trabalho -que conta a história da empresa e mostra seus produtos- está sendo reeditado para servir de material de consulta para funcionários e visitantes.
Outra aplicação é o catálogo interativo de produtos, que pode ser colocado à disposição do público em eventos, além de auxiliar a equipe de vendas. Geralmente é armazenado em CD-ROM.
``A multimídia é a forma mais dinâmica e produtiva para mostrar uma linha de produtos a potenciais clientes", diz Marcia Katayama, assistente de marketing da Honda, que encomendou recentemente um catálogo multimídia à Traduauto, empresa especializada em produções multimídia para o mercado automobilístico.
``Em uma feira, um totem multimídia chama muito mais atenção que um vídeo ou uma pilha de catálogos", diz Marcia. ``Por meio dele, o cliente procura a informação que deseja, poupando tempo da equipe de vendas. As próprias recepcionistas podem servir de guias para o sistema." Segundo Marcia, a Honda já comprou vários totens e irá colocá-los à disposição do público em suas revendas.

ONDE SABER MAIS
MIDIALOG: tel. (011) 533-1700; TECNOQUALITY: tel. (011) 573-3608; TRADUAUTO: tel. (011) 563-9773.

Próximo Texto: Sistema soma tecnologias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.