São Paulo, terça-feira, 8 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estados do Sudeste discutem segurança

Jobim articula reunião de governadores
PAULO PEIXOTO

PAULO PEIXOTO; CLÓVIS ROSSI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

CLÓVIS ROSSI
O ministro da Justiça, Nelson Jobim, deu início ontem em Belo Horizonte (MG) à articulação de uma reunião com os quatro Estados da região sudeste para tratar conjuntamente da questão de segurança.
A idéia de se criar um mecanismo de segurança comum aos quatro Estados do sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) partiu do governador do Espírito Santo, Vitor Buaiz (PT).
O governador Buaiz está preocupado com o desvio da rota do crime para seu Estado em função do aperto à criminalidade em razão das operações desencadeadas no Rio.
Buaiz conversou com o ministro Nelson Jobim, que ontem mesmo iniciou os contatos com os governadores Mário Covas (SP), Marcelo Allencar (RJ) e Eduardo Azeredo (MG).
As discussões sobre o tema foram feitas durante a reunião dos governadores no Palácio da Liberdade para a discussão da reforma tributária.
Data
A data da reunião entre os governadores da região sudeste ainda não foi marcada. Jobim ficou de comunicar os governadores sobre esse encontro.
``Achei muito conveniente fazer isso (mecanismo de segurança comum aos Estados). O que a gente puder articular em matéria de segurança, trocando idéias, informações e conhecimento comum, acho muito bom", afirmou o governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB).
Segundo ele, ``quando um Estado aperta muito na questão da segurança, o crime muda para outro Estado. Quanto antes se fizer, melhor. Pena que já não tenha sido feita no passado", afirmou.
O governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, disse a reunião a ser marcada vai discutir problemas comuns de segurança entre os quatro Estados, embora tenha afirmado que a situação em Minas ``é melhor do que nos outros Estados".

LEIA MAIS
Sobre o encontro de governadores no caderno Brasil.

Texto Anterior: Prêmio tenta abafar crise na polícia
Próximo Texto: PF faz reestruturação e cria 2 divisões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.