São Paulo, terça-feira, 8 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians e Portuguesa dividem 'seleção'

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção do Campeonato Paulista de 1995 joga no esquema tático 4-4-2 (quatro na zaga, quatro no meio-campo e dois atacantes) e tem quatro jogadores corintianos, quatro da Portuguesa, dois palmeirenses e um santista.
O time foi escalado por 23 jornalistas e registrou várias mudanças em relação às escalações feitas depois dos estaduais de 93 e 94.
A primeira é o aumento de número de jogadores de Corinthians e Portuguesa.
Os corintianos, que eram dois entre os melhores, agora somam quatro na seleção paulista: o goleiro Ronaldo, o zagueiro Célio Silva, o volante Zé Elias e meia-atacante Marcelinho.
A Portuguesa, que não tinha nenhum atleta na seleção dos outros anos, com sua boa campanha neste ano, colocou quatro na seleção.
São eles o lateral-direito Edinho, o zagueiro Gilmar, o meia Caio e o atacante Paulinho.
Em queda, estão os times do Palmeiras e São Paulo, que dividiram o domínio do futebol paulista e brasileiro nos primeiros anos da década de 90.
O São Paulo, que teve a segunda melhor campanha da primeira fase, mas fracassou na reta final, está ausente da equipe do Paulista.
O declínio é evidente. A equipe dirigida por Telê Santana tivera seis eleitos em 93 e dois em 94.
Os únicos são-paulinos com votações expressivas foram o volante Alemão, o meia Juninho (ambos com sete votos) e o atacante Bentinho (cinco), que dividiu a artilharia do campeonato com Paulinho, da Portuguesa, com 20 gols.
O Palmeiras faz companhia ao São Paulo.
Depois de ter dois jogadores em 93, o time povoou a seleção paulista de 94, com seis jogadores.
Em 95, o número de selecionados voltou ao mesmo número de dois anos atrás, quando a equipe iniciava sua trajetória de bicampeã estadual e nacional.
Pelo menos, o atual vice-campeão paulista teve como trunfo o único jogador eleito em todos os anos: o lateral-esquerdo Roberto Carlos, que disputa a próxima temporada na Itália, pela Internazionale de Milão.
O volante argentino Alejandro Mancuso, contratado no início do ano, é o segundo representante do Palmeiras na seleção 95.
Enquanto as equipes da capital mostraram um constante sobe-e-desce, o Santos manteve regularidade: sempre escala um representante no time estadual.
Em 93, foi o atacante Almir. Em 94, o goleiro Edinho. Neste ano, é a vez de Giovanni.
O meia também foi eleito a revelação da competição, com 11 dos 23 votos computados.
Giovanni, que só havia vestido a camisa alvinegra em nove jogos no Brasileiro, confirmou sua qualidade técnica no Paulista.
O comando da seleção do Paulista ficou com Candinho, que dirigiu a Portuguesa na competição.
Ele recebeu 12 votos, tendo em seu encalço o campeão corintiano Eduardo Amorim, com 9 votos.
Telê Santana, do São Paulo, e Pedro Rocha, do Mogi Mirim, receberam uma menção cada.
No ano passado, o técnico eleito foi Wanderley Luxemburgo, na época, no Palmeiras. Em 93, foi a vez de Nelsinho, do Corinthians.
Três jogadores que entraram no time dos campeonatos passados saíram da atual seleção: o zagueiro palmeirense Antônio Carlos, o lateral/meia são-paulino Cafu e o atacante corintiano Viola.
Desta vez, o palmeirense recebeu sete votos, enquanto o corintiano teve um único voto. Cafu não disputou o Paulista, apesar de jogar agora no Palmeiras.
Na pesquisa feita este ano, não houve nenhuma unanimidade.
As votações mais expressivas ficaram com o lateral Edinho (22 votos), o zagueiro Célio Silva e o meia Giovanni (ambos com 21).
Logo depois ficaram o meia-atacante Marcelinho e o lateral-esquerdo Roberto Carlos, com 18.
A equipe eleita tem em média 1,78 m de altura. Giovanni é o mais alto, com 1,90 m. O mais baixo é o lateral Edinho, 1, 70 m.
A média de idade é de 25 anos.
Os 11 melhores do Estadual pesam em média 68,6 kg. O zagueiro Gilmar (82 kg) ficou com o título de mais pesado, enquanto Marcelinho (63 kg) é o mais leve.

Seleção do Paulista 93 - Zetti (São Paulo); Vítor (São Paulo), Válber (São Paulo), Antônio Carlos (Palmeiras) e Roberto Carlos (Palmeiras); Moacir (Corinthians), Palhinha (São Paulo), Cafu (São Paulo) e Raí (São Paulo); Almir (Santos) e Viola (Corinthians). Técnico - Nelsinho (Corinthians)
Seleção do Paulista 94 - Edinho (Santos); Cafu (São Paulo), Antônio Carlos (Palmeiras), Cléber (Palmeiras) e Roberto Carlos (Palmeiras); Mazinho (Palmeiras), César Sampaio (Palmeiras), Leonardo (São Paulo) e Marcelinho (Corinthians); Evair (Palmeiras) e Viola (Corinthians). Técnico - Wanderley Luxemburgo (Palmeiras)

Texto Anterior: Graf demite pai para não perder patrocínio
Próximo Texto: Marcelinho é eleito o melhor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.