São Paulo, terça-feira, 8 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campion filma novela de Henry James

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

A cineasta neozelandesa Jane Campion, que ganhou o Oscar de melhor direção pelo filme ``O Piano", em 1993, começa a rodar nesta semana, na Inglaterra, uma adaptação da novela ``O Retrato de uma Senhora" (``The Portrait of a Lady"), de Henry James.
O livro, um clássico da literatura inglesa, foi publicado em 1881.
O filme, orçado em US$ 20 milhões, será protagonizado pela atriz australiana Nicole Kidman, 29, mulher de Tom Cruise, e pelo ator norte-americano John Malkovitch.
Campion é obcecada pelo tema da liberdade feminina. Assim como em ``O Piano", o clássico de James narra o drama psicológico de uma jovem mulher dividida entre seu desejo de independência e um casamento infeliz e limitador.
Em entrevista coletiva na última quarta-feira, no hotel Hyde Park, em Londres, Campion disse que se sente ``muito identificada" com o personagem principal da novela, Isabel Archer, interpretado por Kidman.
Isabel é talvez a primeira feminista da literatura inglesa. ``Se há uma coisa que eu prezo no mundo é minha independência pessoal", diz a heroína, no início do livro.
Nascida e criada nos Estados Unidos, ela vai morar na Inglaterra do fim do século 19 e comete a maior das heresias na época: recusa o pedido de casamento de um lorde endinheirado.
Depois de receber uma herança, acaba se casando com um homem mais interessado em seu dinheiro, Gilbert Osmond (John Malkovitch) e sua vida vira um inferno.
Como em ``O Piano", entretanto, no final a heroína encontra uma maneira singular de recuperar sua liberdade.
A adaptação para o cinema, escrita a quatro mãos por Campion e pela roteirista Laura Jones, será fiel ao livro de Henry James. ``Esta trama maravilhosa será definitivamente a linha-mestra", afirmou Laura Jones.
Campion disse que sua direção vai manter o tom pessoal de ``O Piano" e de seus filmes anteriores. ``Para fazer uma boa adaptação, é preciso questionar sua própria personalidade e oferecer o melhor de você", disse.
A escolha de Nicole Kidman deve-se, segundo Campion, ``à forte personalidade, ao talento, à elevada estatura e ao ar de inocência" da atriz, atualmente em cartaz em ``Batman Forever".
As duas se conheceram há cerca de 15 anos, quando Campion convidou Kidman para participar de seu filme de graduação. A atriz, então com 14 anos, não pode aceitar o convite por causa da escola.
Kidman, também presente na coletiva, disse que o filme é um ``presente" de Campion para ela. Segundo ela, ``três ou quatro papéis marcam para sempre a carreira de uma atriz". Kidman espera que Isabel seja um destes.

Texto Anterior: Paciência não pode ser perfeita
Próximo Texto: Arthur Moreira Lima lança CD com composições de músico paranaense
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.