São Paulo, terça-feira, 8 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Exposições refletem sobre a natureza

DA REPORTAGEM LOCAL

Exposição: Georgia Creimer
Onde: Galeria Luisa Strina (r. Padre João Manoel, 974 A, tel. 011/280- 2471, Jardins, zona sul)
Quando: abertura hoje, às 19h; até 6 de setembro
Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 20h; sábados, das 10h às 14h

Exposição: Jeanete Musatti
Onde: Galeria Nara Roesler (av. Europa, 655, tel. 011/852-3897, Jardins)
Quando: abertura hoje, às 21h; até 26 de agosto
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 10h às 14h

Duas exposições de artistas brasileiras, com trabalhos na linha conceitual, serão abertas hoje à noite em São Paulo. Georgia Creimer expõe na galeria Luisa Strina; Jeanete Musatti, na Nara Roesler.
A paulistana Jeanete Musatti, 51, que no ano passado fez na mesma Nara Roesler a individual ``Marinhas", de novo apresenta obras com uma reflexão sobre elementos da natureza.
A fonte criativa desse trabalho são os procedimentos do surrealismo e dadaísmo, movimentos que no início do século defendiam uma arte de associações livres e reveladoras do inconsciente.
Objetos existentes -cadeiras, tesouras, fósseis, pedras, sacolas, colchões, cristais- são colocados em situações não-habituais e disso vem o significado.
Numa das peças, ``Recortes da Paisagem" (1994), por exemplo, Musatti associou uma pedra a uma tesoura enferrujada, que se fixa sob a pedra como se a fosse cortar -marcando, assim, a interferência agressiva da técnica humana na representação da natureza.
Em Georgia Creimer, artista radicada em Viena (Áustria) desde 1986, o paisagismo também é tema central. Os 33 objetos partem de aquarelas feitas pelo austríaco Thomas Ender no Brasil do começo do século 19.
Creimer se apropria das imagens de Ender e as ``emoldura" com gesso, dando-lhe caráter barroco e apontando o que está por trás do exotismo que as motivou.
A personalidade fantasiosa de sua suposta intenção de documentar é acentuada também pela distribuição das peças pelas paredes, onde parecem flutuar no branco.

Texto Anterior: Reciclagem prioriza valores ecológicos e sociais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.