São Paulo, quarta-feira, 9 de agosto de 1995
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Oracle aposta em serviços por TV interativa

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Vida cotidiana conectada à TV. É assim que a Oracle, líder do mercado de banco de dados, vê o futuro para os próximos cinco anos. Nos EUA, já são 40 mil lares testando os serviços que podem ser acionados pela TV.
Com um equipamento acoplado à TV, o Set Top Box, você faz tudo pelo controle remoto. Encomenda uma pizza, compra a entrada para o jogo de futebol, aluga um filme de uma videolocadora virtual e, o melhor, seleciona a notícia que prefere assistir.
Para a Oracle, a superestrada da informação vai facilitar a vida do homem. Por isso, decidiu participar fazendo parcerias com empresas de sistemas de telefonia, com operadoras de TV a cabo e com a indústria de entretenimento.
Esses acordos resultaram na TV interativa, que vai funcionar como um dos principais agentes da superestrada da informação.
Além dos usuários norte-americanos, a Oracle também faz seus testes na Itália e Grã-Bretanha. No total são 100 mil consumidores experimentando a TV interativa.
Para conseguir adicionar conteúdo e oferecer serviços, a empresa tem acordos com as companhias telefônicas de cada país. O Brasil deve entrar nessa rota até o final deste ano, segundo o presidente da Oracle Brasil, Márcio Kaiser.
Sem revelar o nome das empresas interessadas em experimentar a TV interativa no país, Kaiser diz apenas que são empresas que oferecem conteúdo. Entenda-se por fornecedoras desse serviço empresas de comunicação, entre elas as que operam TV a cabo.
O investimento inicial para um mercado de teste com cem consumidores exige gastos de cerca de US$ 500 mil.
Mercado há, diz o executivo da Oracle. Caso contrário, países como a Coréia do Sul não entrariam também nesse promissor negócio. Para colocar a TV interativa na casa de milhões de consumidores, no entanto, é preciso oferecer serviços a preços acessíveis.
A Oracle acredita que se o serviço for cobrado como o de TV a cabo, que sai por cerca de R$ 40 mensais, e se o Set Top Box chegar a custar R$ 200, a TV interativa vai entrar na casa de cada cidadão do mundo.
(MZ)

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