São Paulo, quarta-feira, 9 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia ajuda a salvar vidas em 2001

Filme da HP simula um terremoto

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

O dia 14 de abril de 2001 amanhece em Los Angeles (EUA) com o disparo de sensores alertando para um terremoto. Uma hora depois, a TV exibe imagens de incêndios e desabamentos.
Um rapaz do Centro de Operações de Emergência da Califórnia acompanha a TV pela tela de seu computador. O monitor, de cristal líquido, tem cerca de 33 polegadas e ótima imagem.
A máquina responde ao comando de voz do rapaz, que pede o mapa da região. Pela combinação de sensores e rastreamento por satélite, o mapa mostra os locais atingidos, a posição dos bombeiros e da Cruz Vermelha.
Equipes de emergência começam a mandar relatórios para o Centro. Por uma prancheta de cristal líquido equipada com câmera, microfone e alto-falante, uma moça da equipe informa que ventos devem espalhar gases tóxicos gerados pelo material químico de um trem descarrilado.
Uma outra moça envia imagens de prédio parcialmente destruído. O equipamento é uma minicâmera fotográfica digital que transmite imagens em tempo real por ondas de rádio. A máquina transforma voz em texto. O Centro localiza a planta do prédio e esquematiza o socorro.
A TV, interativa, exibe opções de acesso a informações sobre Cruz Vermelha e remédios.
A moça que acompanha o trem informa que é preciso evacuar uma área habitada por imigrantes. Seleciona na prancheta um folheto explicativo em quatro idiomas e, por voz, manda uma impressora portátil imprimi-lo.
Um tradutor do tamanho de uma câmera fotográfica auxilia o contato com os imigrantes.
Prefeito, governador e o comandante da emergência fazem videoconferência. Na área do desabamento, os bombeiros salvam família presa sob escombros.
Essa é a história do filme ``Sinergias", produzido pela Hewlett-Packard, em 1994, para mostrar o poder da informação.

Texto Anterior: Oracle aposta em serviços por TV interativa
Próximo Texto: Micros perdem a relevância
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.