São Paulo, quarta-feira, 9 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oficiais dos EUA ajudam Exército croata

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um grupo de generais da reserva do Exército dos EUA tem assessorado o governo da Croácia na reorganização de suas Forças Armadas.
A presença dos militares reformados na Croácia foi incentivada pelo governo dos EUA, mas não implica, segundo o Departamento de Estado, qualquer aconselhamento técnico ou estratégico em ações específicas.
O porta-voz do Departamento de Estado, David Johnson, afirma que os EUA não tiveram qualquer participação semana passada na retomada de Krajina, encrave sérvio na Croácia.
Os generais, ``quatro ou cinco", segundo Johnson, são pagos pelo governo da Croácia e estão trabalhando lá desde 1994.
Sua missão, aprovada pelo governo norte-americano, é organizar as Forças Armadas croatas dentro de um cenário democrático, no qual os militares respondem a autoridades civis eleitas.
Uma das ênfases dos assessores norte-americanos é a maneira como os militares croatas devem tratar refugiados de guerra.
O porta-voz do Departamento de Estado afirmou não ter conhecimento de nenhum outro país do mundo em que haja militares da reserva dos EUA em trabalho similar ao que se desenvolve na Croácia.
O apoio do governo dos EUA à missão foi dado devido à preocupação com a possibilidade de que, sem ela, pudesse ser impossível assegurar à Croácia Forças Armadas sob controle do governo civil.
Os generais fazem parte de uma empresa chamada Military Professional Resources (Recursos Militares Profissionais), sediada nas imediações de Washington, que presta serviços de segurança.
O fato de o contrato entre a MPF e o Pentágono ter sido revelado ao público logo após a reconquista de Krajina pelos croatas foi considerado ``mera coincidência" pelo Departamento de Estado.

Texto Anterior: Nova Zelândia vai levar França à Corte de Haia
Próximo Texto: Princesa faz coleta de ouro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.