São Paulo, sábado, 12 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura abre licitação para reforma do Minhocão

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Municipal de Vias Públicas abriu concorrência para obras de reforma do elevado Costa e Silva, o Minhocão.
A empresa vencedora da licitação vai fazer a manutenção do elevado e estudar a possibilidade de mudança de traçado de algumas curvas -aumentando suas inclinações.
O engenheiro e ex-professor da USP, Adervam Machado, constatou erro de projeto na curva sobre a praça Antônio Cândido de Camargo, em Santa Cecília (centro de SP). Três veículos caíram desse local nos últimos três anos.
Segundo Machado, a sobrelevação (inclinação) da curva está invertida. O engenheiro, que há 26 anos estuda os pontos sinuosos da cidade, disse que o lado direito da curva (raio maior) deveria ser mais alto do que o esquerdo (raio menor).
``Toda curva tem de ter uma inclinação da pista para manter a força centrífuga (de dentro para fora)", explicou Machado.
Segundo ele, no caso dessa curva do Minhocão, o seu lado direito deveria estar 30 centímetros mais alto do que o lado esquerdo.
A curva faz parte da relação das 40 curvas de São Paulo apontadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em 1993, como perigosas.
``Só nesse ano foram três batidas nessa curva. Dois carros ficaram pendurados e um caiu", disse o frentista Pedro Batista, 20, que trabalha no posto em frente à praça Antônio Cândido de Camargo.

Barreira
``É uma medida paliativa", disse o diretor de Divisão Técnica de Obras de Arte da Superintendência de Obras Viárias de São Paulo, José Carlos Masi.
Segundo ele, a barreira de concreto deve começar a ser construída neste fim-de-semana. ``A reforma do Minhocão ainda vai demorar um pouco. Se correr tudo bem com a licitação, ela pode começar no final do ano", disse Masi.
As empresas concorrentes apresentarão um laudo à prefeitura indicando que mudanças devem ocorrer no Elevado.
``No momento, sem esse estudo técnico, não podemos dizer se as curvas estão inadequadas", afirmou José Masi.
O Minhocão tem 2,8 km de extensão. O seu maior movimento ocorre na entre 8h e 9h, quando passam cerca de 3.900 veículos.

Texto Anterior: Plano combate trabalho infantil
Próximo Texto: Interdição à noite iniciou em 76
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.