São Paulo, sábado, 12 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capacidade está esgotada

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O corredor das marginais já tem o dobro de veículos de sua capacidade diária.
Segundo o gerente de Operações das Marginais, Ricardo Teixeira, o projeto desse corredor previa tráfego de 500 mil veículos por dia.
Nas vésperas de feriados prolongados circulam pelas marginais, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), cerca de 1 milhão de veículos.
Em dias normais, circulam 460 mil veículos na marginal Tietê e 345 mil veículos na marginal Pinheiros, segundo a CET.
Pelas projeções da Dersa, as marginais suportarão o triplo de sua capacidade no ano 2005.
Para tentar evitar o colapso antecipado do corredor, a CET iniciou, em maio deste ano, uma campanha para diminuição da chegada de caminhões a São Paulo nos períodos críticos de movimento das marginais.
A CET pede às empresas de transporte que reprogramem as escalas de horários de seus caminhões para que não cheguem entre 7h e 9h e entre 17h e 19h.
``Entre os horários de grande movimento nas marginais (das 7h às 10h e das 16h às 20h), os horários que sugerimos aos caminhões para não entrarem no perímetro urbano são os piores", disse o gerente de Operações das Marginais.
Entre 10h e 16h -horários considerados não críticos-, a velocidade média nas marginais, segundo Teixeira, é de 58 km/h.
O corredor das marginais foi projetado para comportar velocidade de até 100 km/h.
Segundo Ricardo Teixeira, em dois meses de programa, a CET conseguiu uma redução de 30% da chegada de caminhões a São Paulo, nos horários de pico, pelas rodovias Castelo Branco e Dutra.
Teixeira afirmou que ``não existe rodovia na América Latina" que tenha um volume diário de veículos como a ``estrada marginal".
(AL)

Texto Anterior: Volume de carros será 50% maior em 2005
Próximo Texto: Trecho prioritário fica a oeste de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.