São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia ficará estável em patamar mais elevado

Endividamento de consumidor elimina risco de explosão

DA REPORTAGEM LOCAL

A classe média endividada e o crédito das financeiras mais seletivo desenham no horizonte das empresas e da economia um cenário de estabilidade para o fim do ano.
O aumento sazonal das vendas e da atividade econômica que começa em dois meses não trará, na opinião dos empresários, risco de aumento de preços.
E com os estoques da indústria e do comércio baixando, o aumento da produção para atender à demanda de fim de ano deve afastar da rotina das empresas a ameaça de uma recessão ou desaquecimento maior.
``A indústria terá um alento com as vendas daqui para frente, mas sem qualquer risco para a estabilidade", diz Luiz Fernando Furlan, presidente do Conselho de Administração da Sadia.
Para ele, ``a economia simplesmente vai se consolidar em um novo patamar, mais elevado do que o de antes do real".
O setor eletroeletrônico traça igual cenário, apesar de ser um dos mais visados pelos consumidores daqui até dezembro.
Roberto Macedo, presidente da Eletros, que reúne o setor, diz que as indústrias estão ``fazendo força" para vender, com promoções e descontos.
``Nos próximos meses, as vendas aumentarão um pouco, mas sem força para prejudicar o atual cenário", diz.
Este ano, particularmente, não haverá crédito tão farto quanto em 1994 para os consumidores. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), bancos e financeiras estarão muito mais seletivos para evitar calotes. Hoje, essas dívidas atingem US$ 10 bilhões no sistema financeiro.

Texto Anterior: Reajuste salarial segura consumo
Próximo Texto: ``Boom" provocou os déficits comerciais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.