São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minoria dos estagiários soube da vaga por instituições de colocação

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ter à disposição várias instituições de estágio, uma minoria (12%) dos alunos que fazem ou fizeram esse tipo de programa tomou conhecimento de sua vaga por meio dessas entidades.
É o que indica pesquisa Datafolha sobre estágios (veja os resultados no quadro acima). A maioria dos estudantes (64%) ficou sabendo da vaga por indicação de amigos e parentes. Em segundo lugar, ficou a escola/faculdade (38%).
As pessoas questionadas pelo Datafolha poderiam dar uma resposta espontânea (não foram apresentadas alternativas) e múltipla (mais de uma resposta).
Adriana Arienti Humpert, 36, gerente do Instituto Educat, órgão responsável pelos programas de estágio do CIEE, diz que é ``compreensível" que as escolas e faculdades sejam fontes de informação mais fortes do que instituições.
``A maioria das escolas tem seu departamento de estágios. Às vezes vamos até a escola para fazer esse cadastramento", explica Adriana. ``A escola bebe da fonte da instituição", afirma.
A gerente do CIEE só não sabe explicar o porquê de amigos e parentes serem a principal fonte de informação sobre o estágio.
As mais conhecidas instituições para colocação de estagiários são CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo) e Central de Estágios.
Seu serviço é o de cadastrar estudantes e empresas. Quando as empresas abrem vagas em seus programas, as instituições de estágio indicam os cadastrados, de acordo com seus currículos.
O CIEE manteve, no ano passado, convênio com cerca de 8.000 empresas -colocando em estágios cerca de 18 mil estudantes por mês. Funciona em todo o Brasil, com 125 escritórios.
A Central de Estágios mantém convênio com 250 empresas -e também obtém 250 vagas mensais para estagiários. Há 58 escritórios em todo o país.
A Fundap administra cerca de mil vagas distribuídas em 40 órgãos estaduais -só atua em São Paulo. São colocados em estágio cerca de 300 estudantes por mês.
Entre CIEE, Fundap e Central de Estágios, a instituição mais conhecida é o CIEE. Entre os universitários e alunos de segundo grau técnico, 80% já ouviram falar da instituição -48% a procuraram e outros 32% não a procuraram.
O grau de conhecimento cai para 54% na Fundap -15% a procuraram- e 48% na Central de Estágios -11% a procuraram.
Nesse caso, o Datafolha pediu respostas estimuladas (eram apresentadas alternativas) e únicas (só era aceita uma resposta).
(LPz)

INFORMAÇÕES
Central de Estágios - r. 24 de Maio, 35, 2º andar, São Paulo, SP, CEP 05787-001, tel. (011) 222-4311;
CIEE - r. Dr. Vieira de Carvalho, 172, São Paulo, SP, CEP 01210-902, tel. (011) 220-6333;
Fundap - r. Alves Guimarães, 429, São Paulo, SP, tel. (011) 851-3311.

Texto Anterior: Currículos devem revelar criatividade
Próximo Texto: Estudar no exterior pode contar pontos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.