São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Currículos devem revelar criatividade

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Criatividade é mais do que necessária na hora do estudante elaborar o currículo -é decisiva. A opinião é do consultor Simon Franco, 56, da consultoria Simon Franco Recursos Humanos.
Segundo ele, é um erro copiar modelos. ``O candidato a uma vaga de estagiário precisa mostrar a sua individualidade, já que ele tem pouca ou nenhuma experiência profissional", explica.
Viagens ao exterior -mesmo as de turismo -, por exemplo, podem contar pontos a favor do estudante. Mencionar áreas de interesse e hobbies também ajudam.
Além disso, é indispensável ressaltar conhecimentos de inglês e informática -que passam a ser eliminatórios na maioria das empresas. Aqui, cabem até detalhes dos cursos e os certificados.
``É importante também colocar experiências anteriores, mesmo as de trabalho temporário. Isso mostra, no mínimo, que o candidato já teve algum contato com o público", afirma Vera Lúcia Marques, 43, assistente da gerência de estágios do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).
Segundo Ana Maria Miralla, 44, consultora da divisão de executivos da Gelre, empresa da qual faz parte a Central de Estágios, o currículo do estagiário deve trazer ainda alguns dados personalizados.
Vale mencionar, por exemplo, características pessoais do estudante -como ser extrovertido e dinâmico, entre outras. ``Claro que desde que essas informações possam ser comprovadas depois em uma entrevista", alerta.
A consultora afirma que as matérias preferidas na faculdades podem indicar as futuras preferências profissionais. Por isso, elas também podem constar do currículo.
Para Shirlei Cascales, 37, chefe do setor de administração de estágios da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), outros pontos devem ser levados em consideração no currículo.
Cursos extracurriculares devem ser ressaltados pelo candidato a estágio. ``São fatores de desempate para os selecionadores", diz.
Outra dica é citar o objetivo que o candidato busca com o estágio. ``Isso demonstra que a pessoa não está atrás de diversão ou dinheiro, mas quer simplesmente aprender", afirma Shirlei.
(CAS)

Texto Anterior: Efetivação nem sempre é único objetivo
Próximo Texto: Minoria dos estagiários soube da vaga por instituições de colocação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.