São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Florestan Fernandes; Cargos; Morte de Tancredo; República dos barnabés; Injustiça social; Minha história; Shopping em Higienópolis; Exceção

Florestan Fernandes
``A direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Florestan Fernandes, mestre de todos nós e um dos fundadores da sociologia brasileira. A obra pioneira, vasta e fecunda de Florestan Fernandes permanecerá como inspiração para futuras pesquisas acadêmicas e para todos aqueles que pretendem pensar criticamente a sociedade e transformá-la em profundidade."
João Quartim de Moraes, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (Campinas, SP)

``Em nome de todos os alunos da pós-graduação do Departamento de Sociologia da FFLCH da USP, lamentamos profundamente a perda do nosso companheiro Florestan Fernandes, que continuará vivo em nós como mestre e exemplo."
Annie Dymetman e Flávia Schilling (São Paulo, SP)

``Tendo em vista a grande contribuição do amigo e professor Florestan Fernandes para a cultura, a história e a formação do pensamento científico brasileiro, bem como sua firme atuação na construção do Partido dos Trabalhadores, o Diretório Municipal do PT-SP estará inaugurando, na primeira semana de setembro, o Auditório Florestan Fernandes."
João Antônio da Silva Filho, secretário-geral do PT-SP (São Paulo, SP)

``Florestan Fernandes foi um homem que nos encantou pela sua sabedoria, honestidade e modéstia, qualidades que o transformaram no mestre querido e admirado por seus seguidores. Que a sua lição de vida nos ensine a olhar pelos mais necessitados."
Amilton César Franco (Bofete, SP)

Cargos
``Depois de ter transformado, na gestão passada, a Prefeitura de São Paulo no cabide de seus dois empregos públicos na Anhembi e na Prodam, acumulados com seus vencimentos na Câmara Municipal, o vereador Odilon Guedes se esconde atrás de cartas assinadas por outras pessoas neste `Painel do Leitor'. Não basta quem leia para ele, agora lança mão de quem escreva por ele. De qualquer forma, a explicação que ele deve à opinião pública ainda não foi dada: vai ou não vai devolver o dinheiro que recebeu irregularmente? Quanto a desqualificar pessoas, isto é impossível de ser feito por mim em relação ao vereador Odilon Guedes. Esse seu acúmulo de cargos e salários na administração pública municipal cuida disso com exemplar competência."
Adilson Laranjeira, assessor chefe de imprensa da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

Morte de Tancredo
``Lemos na Folha de 5/8, na coluna de Josias de Souza, comentários sobre o livro `Tancredo vivo', do ex-ministro Ronaldo Costa Couto, onde o autor faz um `suspense' sobre a causa da morte de Tancredo. Dentre as revelações do tal livro, escreve Josias de Souza: `Tancredo Augusto contou ainda a Costa Couto que, a pedido da viúva Risoleta, não se fez qualquer autópsia no corpo de seu pai'. Devo revelar que tal afirmação não procede, uma vez que a autópsia de Tancredo foi realizada por um professor da Faculdade de Medicina, o qual me revelou, com detalhes, seu resultado e, inclusive, me enviou um fragmento do pulmão de Tancredo a fim de realizarmos nele um teste de laboratório que não havia sido realizado em vida, apesar de meus insistentes pedidos ao dr. Pinotti, para que me enviasse escarro ou secreção brônquica do paciente para que se realizasse o teste cujo `kit' somente meu laboratório possuía, na época, em São Paulo. Realizado o teste no fragmento do pulmão de Tancredo, o resultado foi positivo, e esclarecida a morte de Tancredo. A família de Tancredo foi informada, na ocasião, desse resultado, mas a viúva não permitiu que se revelasse o fato, e encerrou-se aí o assunto."
Ricardo Veronesi, chefe do Centro de Investigação Médica da Universidade de Mogi das Cruzes (Mogi das Cruzes, SP)

República dos barnabés
``O economista Luiz Paulo Rosemberg disse (no programa `Opinião Nacional', TV Cultura, 9/8) que a folha de pagamento da União triplicou em três anos, passando de US$ 800 milhões do governo Collor para aproximadamente US$ 3,5 bilhões no atual governo. Isso é ótimo. Pelo menos alguma coisa cresceu promissoramente independente de qualquer crise ou recessão: a folha de pagamento pública. Em alguns Estados ela já consome quase a totalidade do ICMS e, quiçá, lá pelo ano 2000 consiga consumir a totalidade do PIB."
Gilberto Motta da Silva (Curitiba, PR)

Injustiça social
``No dia 7/8 li sobre uma barbaridade tão grande que preciso desabafar (`Pedreiro é condenado por furtar passarinhos', no caderno Cotidiano). Depois de tantas notícias sobre superlotação nas cadeias, sobre a ineficiência da reclusão como prática para a transformação das pessoas, sobre a inadequação do Código Penal brasileiro, uma condenação dessas! Um homem de 22 anos ficará um ano e meio preso em regime fechado por ter roubado três canários belgas e tê-los trocado por linguiça e queijo. Um sentimento de impotência e fragilidade toma conta de mim e não sei o que fazer com tanta indignação. Bendito o cheiro de linguiça que exala de tantas casas mineiras! Maldita injustiça social que não permite comprá-la na moeda circulante. Esse mundo não tem mesmo conserto!"
Ivana Martins (Ouro Preto, MG)

Minha história
``Magnífica a coluna de Luís Nassif (pág. 2-3) do dia 11/8. Não foi preciso dizer quase nada, apenas transcrever a triste história do leitor de Maringá. Espero que FHC ainda tenha um país para governar no ano que vem. Obrigado, Nassif, em nome de todos os pequenos empresários deste país."
Lauro Ney Batista (São José dos Campos, SP)

Shopping em Higienópolis
``A AMAPPH (Associação dos Moradores e Amigos de Pacaembu, Perdizes e Higienópolis) alerta a opinião pública com relação à reportagem `Prefeitura diz que libera shopping em Higienópolis', publicada pela Folha em 5/8. A construção de um shopping descaracteriza o bairro e a qualidade de vida dos moradores de um bairro tipicamente residencial. O bairro de Higienópolis já tem o seu trânsito saturado. Com o aumento estimado pelos técnicos da CET em 50%, o colapso será total. Que autoridade pública assumirá o prejuízo irreversível dos moradores de Higienópolis e a inevitável degradação do bairro decorrente dessa obra?"
Oscar Bressane, presidente da AMAPPH (São Paulo, SP)

Exceção
``Em minha recente viagem a São Paulo fui roubado, levaram minha carteira de documentos no metrô, estação da Sé. Morando em Anápolis (GO), fiz o registro da ocorrência no departamento de polícia do Terminal Rodoviário Tietê. Preocupado com a utilização indevida de meus documentos e cartões de crédito, recebi a bênção de Deus na comunicação de Sonia Regina Cestari, funcionária do DER, que encontrou os documentos jogados próximo à estação da Luz e, com meu cartão de visita, se comunicou comigo."
Leordino Lopes de Carvalho Jr. (Anápolis, GO)

Texto Anterior: Que fizeste de teu irmão?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.