São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
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Novos shoppings têm espaço para comerciantes

DA REDAÇÃO

Novos shopping centers em fase de construção ou comercialização de espaços revelam boas oportunidades para pequenos empresários de São Paulo interessados em abrir um negócio ou mesmo ampliar as atividades.
As obras do shopping Metrô Tatuapé (zona leste de São Paulo) estão programadas para começar em setembro. A entrega está prevista para outubro de 1997.
Segundo Paulo Emílio de Castro, 47, diretor da CEI Empreendimentos, empresa responsável pelo projeto, serão quase 40 mil m2 de ABL (área bruta locável), com 2.040 vagas demarcadas para estacionamento.
``Serão 440 lojas no total, mas já comercializamos cerca de 60%", afirma.
Castro diz que as três lojas-âncoras do shopping já estão vendidas e serão ocupadas pelo Mappin, Lojas Americanas e C&A.
``Ainda há espaços para os segmentos de vestuário, ótica, jóias, decoração, enfim, todos os setores de atividade."
Os preços cobrados pelas luvas ou pelo ponto variam segundo a localização e o ramo de atividade.
Castro diz que pela cessão do direito de uso do espaço aos lojistas (ponto), o empreendimento cobra entre R$ 2.500 e R$ 3.000 por m2.
Além disso, o empresário interessado em se instalar no shopping deve pagar um aluguel mensal médio de R$ 45 por m2 ou 7% sobre o faturamento da empresa, ``o que for maior".
O shopping Metrô Tatuapé terá duas praças de alimentação, uma com dez lojas e outra com 20. Castro avisa que ainda há alguns espaços disponíveis.
O shopping Off-Price Raposo, que está sendo construído no km 14,5 da rodovia Raposo Tavares, também tem vagas para comerciantes.
Segundo Claudia Chaves, 39, diretora da Approach -empresa responsável pelo planejamento do shopping-, ainda estão disponíveis 56 SUCs (salão de uso comercial).
O empreendimento é divido em 203 SUCs -espécie de módulos. Os tamanhos variam de 32 m2, 41 m2 e 48 m2 e o lojista pode ocupar quantos SUCs precisar.
Claudia diz que ainda há vagas para empresas dos ramos de confecções masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração e presentes.
O preço da cessão do m2 é de cerca de R$ 1.500, mais a locação mensal de R$ 28 o metro, em média, e um percentual sobre o faturamento.
Claudia diz que o shopping deve ser entregue em abril do próximo ano, e terá mais de 33 mil m2 de área construída, mil vagas de garagem, além de praça de alimentação e seis cinemas.
Outro shopping com perspectivas de bons negócios para empresários é o Páteo Higienópolis. Se a Prefeitura de São Paulo aprovar a obra, o empreendimento deverá começar a ser construído em fevereiro de 1996.
Localizado em Higienópolis (região central), o shopping será construído pelo Grupo Victor Malzoni e deverá ter entre 125 e 180 lojas, além de quatro cinemas.
A garagem será construída em quatro níveis, com espaço para 1.300 carros. No total, o Páteo Higienópolis deverá ter 18,5 mil m2 de área comercial.
Com previsão do início da comercialização de espaços em cerca de 90 dias, o shopping São Paulo Auto será especializado no setor automotivo.
Farão parte do ``mix" revendedores de carros novos e seminovos, prestadores de serviços mecânicos leves, comércio de acessórios e autopeças, além de empresas seguradoras, financeiras e despachantes.
Segundo Tomás Pinto Lima, 49, diretor da Shopping Council, o empreendimento terá cerca de 75 lojas. ``Haverá, também, uma praça de alimentação com 12 lojas."
O preço da locação será de R$ 22 a R$ 30 o m2, mais o pagamento de luvas entre R$ 800 e R$ 1.000 o m2.
O São Paulo Auto será construído na Vila Leopoldina (zona oeste) e deverá ter 34 mil m2 de área.

PARA SABER MAIS:
CEI Empreendimentos - tel. (011) 897-8223; Approach - tel. (011) 816-7172; Shopping Council - tel. (011) 852-6145.

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