São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995 |
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Mostra traz a evolução da fotografia
ANA MARIA GUARIGLIA
A mostra, que vai até 10 de setembro, forma um painel histórico, que se inicia com a introdução de novos sistemas de impressão no final do século passado, como os filmes flexíveis de rolo, até as fotos digitalizadas, a partir de 1980. Uma das é atrações é Alfred Stieglitz (1864-1946) com o registro ``Steerage", obtido em 1907. O instantâneo mostra os alojamentos de terceira classe de um navio, parado no porto de Nova York. A cena é a mais famosa e a preferida do fotógrafo. Foi feita com uma pequena câmera, conhecida na época como ``detetive". O pintor espanhol Pablo Picasso considerou a composição como a expressão de uma nova visão fotográfica, que começava a ser fomentada por Stieglitz. O norte-americano Edward Weston (1886-1958) está representado pelo retrato de um pimentão, que pertence à série ``Vegetais", realizada em 1930. Nas formas dos pimentões e repolhos, o fotógrafo descobriu texturas, movimentos e simbologias eróticas. A série é um de seus mais importantes projetos artísticos. A questão trabalhista dos camponeses mexicanos, em 1926, é a foto que simboliza a obra da italiana Tina Modotti (1896-1942). A última parte da mostra foi reservada às transformações tecnológicas da fotografia, com imagens produzidas em computador. Texto Anterior: 'Esmeralda' é aventura jóia Próximo Texto: Livro sobre o blues inaugura coleção musical Índice |
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