São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra traz a evolução da fotografia

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com uma coleção de 253 imagens, o International Center of Photography, em Nova York, está apresentando a exposição ``From Dry-Plate to Digital", que focaliza a evolução tecnológica e artística da fotografia entre 1890 e 1990.
A mostra, que vai até 10 de setembro, forma um painel histórico, que se inicia com a introdução de novos sistemas de impressão no final do século passado, como os filmes flexíveis de rolo, até as fotos digitalizadas, a partir de 1980.
Uma das é atrações é Alfred Stieglitz (1864-1946) com o registro ``Steerage", obtido em 1907. O instantâneo mostra os alojamentos de terceira classe de um navio, parado no porto de Nova York.
A cena é a mais famosa e a preferida do fotógrafo. Foi feita com uma pequena câmera, conhecida na época como ``detetive".
O pintor espanhol Pablo Picasso considerou a composição como a expressão de uma nova visão fotográfica, que começava a ser fomentada por Stieglitz.
O norte-americano Edward Weston (1886-1958) está representado pelo retrato de um pimentão, que pertence à série ``Vegetais", realizada em 1930.
Nas formas dos pimentões e repolhos, o fotógrafo descobriu texturas, movimentos e simbologias eróticas. A série é um de seus mais importantes projetos artísticos.
A questão trabalhista dos camponeses mexicanos, em 1926, é a foto que simboliza a obra da italiana Tina Modotti (1896-1942).
A última parte da mostra foi reservada às transformações tecnológicas da fotografia, com imagens produzidas em computador.

Texto Anterior: 'Esmeralda' é aventura jóia
Próximo Texto: Livro sobre o blues inaugura coleção musical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.