São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério diz que programas de seringa começarão em outubro

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde indicará na próxima semana cinco centros de pesquisa e prevenção à Aids que coordenarão projetos de troca de seringa para dependentes de drogas. Lair Guerra de Macedo, que dirige o programa nacional de Aids, disse que já em outubro os centros receberão dinheiro para iniciar os programas.
A troca de seringas é um dos subprojetos assinados com a Organização das Nações Unidas em 1993. Lair disse que todos os outros programas estão ``andando muito bem". A demora com o programa de seringas envolveu a procura de especialistas, protocolos e um trabalho político de convencimento.
``O projeto exige um processo de amadurecimento político, técnico e legal para ser colocado em prática no Brasil."
Segundo Lair, o ministério já realizou debates em todos os Estados e especialistas já estiveram reunidos com o ministro Adib Jatene. ``Queremos evitar que o projeto sofra um embargo legal, como ocorreu em Santos."
Em 1989, uma iniciativa da Prefeitura de Santos foi abandonada sob pressão do Ministério Público.
Lair informou que a Apta (Associação para a Prevenção e Tratamento da Aids) de São Paulo receberá financiamento e apoio do ministério para implantar o primeiro programa de troca na capital. O projeto da Apta recebeu apoio do ministério, mas foi vetado em seguida. Diretores da associação disseram ontem que ainda aguardam a nova posição do ministério.

Texto Anterior: O QUE SERÁ FEITO NA REDE DE ENSINO
Próximo Texto: Governador do DF quer filial da Disneyworld
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.