São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro sobre caso da Escola Base é lançado com debate na Folha

DA REPORTAGEM LOCAL

O livro ``Caso Escola Base - Os Abusos da Imprensa", do jornalista Alex Ribeiro, foi lançado anteontem na Folha com um debate sobre o comportamento da imprensa no caso.
O livro trata da investigação sobre a Escola de Educação Infantil Base, cujos donos foram acusados, em março de 94, de abuso sexual de crianças. Nenhuma das acusações foi provada, e os seis envolvidos foram inocentados.
Marcelo Beraba, secretário de Redação da Folha, foi o mediador do debate, que teve participação do ombudsman da Folha, Marcelo Leite, Alex Ribeiro, o consultor jurídico da Folha Luís Francisco Carvalho Filho e o empresário norte-americano Richard Pedicini.
Pedicini foi envolvido pela polícia no caso e ficou nove dias preso devido a acusações infundadas de abuso sexual contra crianças.
Um ponto de consenso no debate foi que o jornalista deve desconfiar de informação fornecida por fonte oficial, como a polícia.
Pedicini criticou a polícia e a imprensa. ``Tiraram minha foto com o livro `Sexo na Cabeça'. Isso virou prova de que eu havia abusado de crianças. O livro é do humorista Luis Fernando Veríssimo."
Luís Francisco Carvalho Filho disse que, da mesma forma que a imprensa publicou as acusações relatadas pela polícia, fez pressão para que o caso fosse esclarecido rapidamente, mostrando a inocência dos acusados.

Caso Escola Base - Os Abusos da Imprensa, de Alex Ribeiro. Editora Ática, 166 págs. R$ 19,90

Texto Anterior: Prêmio da Supersena deve chegar a R$ 20 mi
Próximo Texto: Ruth Cardoso abre leilão beneficente no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.