São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro descreve fim de um sonho

CÁSSIO STARLING CARLOS
EDITOR-ADJUNTO DO MAIS!

"Minha Terra poderia muito bem ser uma obra de ficção. Mas, infelizmente, essa espécie de diário de viagem de um médico por uma terra incógnita dá pouca margem para o leitor crer nessa possibilidade.
O relato do dr. Verghese sobre o impacto da chegada da Aids numa cidade de 50 mil habitantes, no Tennessee, mergulhada na América profunda traz à tona os efeitos dramáticos, biológicos e, sobretudo, éticos da epidemia.
A força desses efeitos nutre-se, em particular, do componente de estranheza que acompanha os protagonistas dessa história.
Estranho é esse médico, filho de indianos, nascido na Etiópia, infectologista, vivendo num rincão da América pouco afeito à mestiçagem.
Estranhos são seus primeiros pacientes, homens adeptos de uma forma de sexualidade que foge à norma estabelecida.
E, por fim, há algo mais estranho que um vírus, um retrovírus, que compromete a sobrevivência dos corpos.
Essa conjunção permite a Verghese explorar, numa perspectiva insuspeita, as reações peculiares da pequena comunidade a uma doença habitualmente associada aos "vícios cosmopolitas.
Verghese, em sua posição de cientista, não se esquiva de tentar conhecer -e, por extensão, compreender- as formas de prazer praticadas por seus pacientes homossexuais. Sua curiosidade liberada de preconceitos invade espaços e se espanta com a descoberta de todo um mundo "invisível.
Seu relato emocionante narra o retorno para casa, o fim da "história de como uma geração de moços, criados para odiar a si mesmos, havia transposto as definições que sua sociedade e sua educação tinham usado para defini-los. A história das duras e por vezes solitárias jornadas que fizeram para longe de casa até um mundo mais complicado do que imaginavam e muito mais perigoso do qualquer um pudesse conceber.

Livro: Minha Terra - História de um Médico nos Tempos da Aids
Autor: Abraham Verghese
Tradução: Laura Teixeira Motta
Quanto: R$ 29,50

Texto Anterior: Verghese dá lições sutis sobre a Aids
Próximo Texto: Biografia é rica em detalhes e fotografias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.