São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vá para o spa, sem passar pelo quartel

NOELLY RUSSO
ENVIADA ESPECIAL AO GUARUJÁ

Tirar férias para emagrecer não é, definitivamente, das tarefas mais simples. A menos, é claro, que a escolha seja por um spa.
Só que aí existe um problema: quem é que tem paciência para entrar em uma espécie de quartel-general de magricelas, que estabelecem horário e regras para tudo?
O melhor é procurar um desses lugares que são spas, ``ma non troppo". Ou seja, estabelecimentos que oferecem toda a infra-estrutura para quem quer emagrecer, mas tem pavor de ser vigiado.
Um final de semana no spa de Ala Szerman, no hotel Jequitimar, na praia de Pernambuco, Guarujá (litoral sul, a 87 km a sudeste de São Paulo), tem esse efeito.
Na chegada você é colocado em um quarto. Dez minutos depois, vai para a ``sala do terror", onde ficam a balança e a fita métrica.
Medido e pesado, você recebe um programa completo para o tempo que pretender passar lá.
O programa mostra quantos quilos estão a mais e quanto é possível perder no tempo em que a pessoa vai passar lá.
Também ficam registrados tratamentos estéticos: lipo-redução -massagem feita com uma espécie de ventosa que ajuda a amolecer nódulos de gordura-, gomagge -deliciosa massagem feita com óleo hidratante e sal grosso.
Depois da massagem recomenda-se uma sauna. Além da pele ficar macia, a pessoa sai de alma lavada e, principalmente, relaxada.
Aromaterapia -em que a pessoa é enrolada em lençóis embebidos em ervas que ajudam a tratar a pele- é outro tratamento.
Há também cuidados para cabelo e pele. Tudo é unissex. Só que os homens, no início, torcem o nariz. É comum ouvi-los resmungar: ``Bem, isso é coisa de mulher."
Depois de uma sessão, viram fregueses e é difícil disputar com eles uma vaga.
Essa parte de ``peruagem" é mesclada com aulas de ginástica e caminhadas.
Entre uma atividade e outra, são servidos sucos, chás, águas, frutas e gelatinas.
Cada um decide o que quer fazer. Quem não quer acordar às 7h para caminhar, dorme. Quem não gosta de ginástica, fica sentado.
A cada dia, a volta à ``sala de torturas" é obrigatória. Só que ninguém conta quanto peso a pessoa perdeu. Isso só é revelado na hora de ir embora.

A jornalista Noelly Russo viajou ao Guarujá a convite do spa Ala Szerman

Texto Anterior: Atriz emagreceu 40 quilos em spa
Próximo Texto: Refeições são controladas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.