São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Balanço do Banespa vai mostrar prejuízo

DA REPORTAGEM LOCAL; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banespa publicará o balanço de 1994 nos próximos dias com resultado negativo. O prejuízo aparecerá porque o Banco Central determinou que o Banespa inclua no balanço a dívida de R$ 9 bilhões (em 31 de dezembro) do governo estadual como crédito de liquidação duvidosa.
Isso significa que o banco tem de retirar do seu patrimônio uma quantia equivalente ao montante emprestado, o que é chamado tecnicamente de provisionamento.
No caso do Banespa, o patrimônio líquido (recursos próprios da instituição, constituído pelo capital integralizado pelos sócios e pelos resultados acumulados) não é suficiente para provisionar todo o montante emprestado.
A dívida do governo estadual para com o Banespa é de conhecimento público, mas seu não pagamento ainda não havia sido oficializado em balanço.
O Banespa divulgou, ontem, nota oficial informando a determinação do BC. Segundo a nota, a providência não modifica a liquidez da instituição. ``A medida tem por objetivo traduzir a real situação econômica do Banespa."
Sem a inclusão destes empréstimos, o balanço poderia ser positivo, segundo avaliação do governo. Pela Lei das S/A o balanço deveria ter sido publicado em março.
A assessoria de imprensa do BC informou que a provisão não muda o regime de administração especial temporária do Banespa.
O BC mandou reconhecer que os empréstimos não tinham sido pagos e que a provisão é necessária porque há dificuldades em recebê-los.

Texto Anterior: BC apura suspeita de desvio
Próximo Texto: Procuradoria investiga ex-secretário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.