São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas obriga carro oficial a seguir rodízio

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador Mário Covas assina hoje um decreto determinando que todos os carros oficiais do governo estadual sigam o rodízio de veículos para o controle da poluição, que será implantado pela Cetesb a partir do próximo dia 28.
O rodízio terá uma semana de duração e visa a diminuir até 20% a emissão de poluentes. Os veículos são responsáveis por cerca de 90% da poluição atmosférica na região metropolitana de São Paulo.
Para o secretário do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, a assinatura do decreto ``mostra que o governo está fazendo a sua parte".
O decreto determina ainda que os carros oficiais nunca devem ser usados por uma só pessoa, incentivando o ``transporte solidário".
A campanha de divulgação do rodízio foi iniciada ontem, com a instalação de outdoors e distribuição de panfletos. Com o slogan ``Ajude São Paulo a Sair do Sufoco", ela foi desenvolvida por uma agência de publicidade e cedida gratuitamente ao governo do Estado. O material usado na campanha foi doado por empresas.
Na segunda-feira começam a ser veiculadas mensagens de 30 segundos em rádio e TV. A adoção do rodízio, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, é um teste para a adoção da medida durante os meses de inverno, a partir do ano que vem. Neste ano não haverá multa para que furar o esquema.
Na próxima semana, a Cetesb deve intensificar também a ``Operação Caça-Fumaça", que multa caminhões e ônibus que emitem fumaça acima do permitido.

Poluição
Os índices de poluição continuaram baixos ontem em São Paulo, devido à ocorrência de ventos e garoa na cidade.
Nenhuma das 25 estações de medição da Cetesb acusou qualidade má ou inadequada do ar.
Segundo os técnicos da companhia, a qualidade do ar vem melhorando aos poucos desde o início da semana devido à entrada de duas frentes frias, que ajudam a dissipar a poluição.

Texto Anterior: Rodízio de água atinge 350 mil na zona leste a partir das 20h de hoje
Próximo Texto: Entrega de importados demora 9 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.