São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente adota discurso pró-minorias

WILLIAN FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso está articulando uma nova estratégia de marketing: projetar, dentro e fora do país, a imagem de um presidente preocupado com as minorias -culturais, raciais, étnicas ou religiosas.
Há uma semana, FHC tem usado as mais diversas situações para demonstrar a sua nova proposta.
Ele disse à sua equipe que é prioridade o cuidado com as minorias, durante a reunião ministerial de sábado. E depois falou delas durante encontro com índios, com o presidente de Angola e militares.
"A estratégia é marcar posição do compromisso dele com a causa das minorias e o apoio que tem dado a essas comunidades", disse Sérgio Amaral, porta-voz da Presidência.
Além de discursos, Amaral afirma que FHC anunciará ações em vários setores. Este, por exemplo, foi o ``sinal verde" para o acolhimento dos 5.000 refugiados da Bósnia, determinado quarta-feira.
Ontem, a oficiais do Exército no Rio, FHC disse: ``Um Exército (como o do Brasil) se orgulha de ter oficiais chineses de origem, portugueses, japoneses -como fiz um de quatro estrelas recentemente-, pretos, brancos, mulatos, o que seja: nós todos somos uma só coisa, cidadãos do Brasil".
A idéia de implementar o discurso multirracial surgiu há três semanas, em jantar de FHC com a senadora Benedita da Silva (PT-RJ) e com intelectuais do movimento negro.
(William França)

Texto Anterior: Presidente diz que o projeto sobre desaparecidos não extrapola anistia
Próximo Texto: Câmara investiga ação do DNER em tortura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.