São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formato de sol é usado em Paulínia

LUCIANA CAMARGO
DA FOLHA SUDESTE

Em Paulínia (120 km a noroeste de SP), a prefeitura construiu quatro escolas em formato de sol. O ``Projeto Sol", como é chamado, inova não só na arquitetura, mas também na proposta pedagógica.
As quatro unidades do programa funcionam há oito anos atendendo cerca de 800 crianças carentes de 7 a 14 anos em horários alternados às escolas tradicionais.
Uma arena representa o centro do Sol. Em torno dela, foram construídas sete salas de aula retangulares, os raios solares.
Cada sala foi pintada de uma cor para diferenciar as atividades desenvolvidas, que vão de oficinas de costura a marcenaria. Há também artes plásticas, teatro, pintura, biblioteca e sala de estudos.
A supervisora do projeto, Carmem Maria Santos, 42, diz que a arquitetura foi pensada para que os alunos ficassem mais próximos e pudessem ver uns aos outros.
Todos os alunos têm liberdade para escolher a atividade que querem realizar.

Texto Anterior: Arquitetura escolar muda com reforma na educação
Próximo Texto: Escola de Ribeirão valoriza cores fortes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.