São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
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Viracopos cresce no segmento de cargas

DA FOLHA SUDESTE; DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Aeroporto da região de Campinas vai se tornar o maior do país em mercadorias após obras de ampliação
Viracopos vai se tornar o maior aeroporto de cargas do país após a realização das obras de ampliação previstas para os próximos 18 meses e orçadas em cerca de US$ 50 milhões (R$ 47 milhões).
``São obras que vão aumentar a capacidade de processamento de cargas em um volume superior ao de Cumbica", disse o presidente da Infraero, Adyr da Silva.
Atualmente, o movimento de cargas em Viracopos é 15% inferior ao de Cumbica e corresponde a 15 mil toneladas por mês.
As obras de construção de terminais de importação e exportação já começaram e devem terminar em 1996.
Para setembro, está previsto o início da construção da nova pista de pouso, com cinco novas posições de estacionamento de aviões.
Também está prevista a construção de nove hangares para aviões de grande porte.
Silva também anunciou ontem a construção de um terminal de cargas vivas (animais).
Uma das principais obras previstas é a construção de um centro comercial, orçado em US$ 70 milhões (R$ 65,8 milhões) e que vai ser construído pela iniciativa privada ao lado do aeroporto.
A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) está implantando um projeto visando acabar com o congestionamento de contêineres no porto de Santos (72 km a sudeste de São Paulo).
Uma área com capacidade para 2.000 contêineres foi colocada à disposição de importadores e exportadores que se dispuserem a movimentá-los em até cinco dias.
Segundo o gerente de operações da empresa, Aluisio Souza Moreira, 46, o sistema vai permitir que o navio chegue, atraque e movimente sua carga, que será entregue ao destinatário num prazo máximo de cinco dias, dando lugar para outras unidades.
``Para isso, precisamos do compromisso do armador (dono do navio) de que irá retirar seus contêineres dentro deste prazo. A partir daí os pátios não ficarão mais congestionados por 45, 60 dias aguardando despacho, como acontece hoje em dia. O sistema permite liberar maiores áreas em menos tempo", disse Moreira.
A Codesp fez um teste com o navio ``Iwato", de bandeira panamenha, que atracou dia 15 e tem partida prevista para amanhã. A operação de carga e descarga foi realizada em três dias.
Segundo o gerente de operações da Norsul Barwil, Djalma de Souza, foram movimentados 657 contêineres -14 por hora, em média.

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