São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trimestre concentra 75% das concordatas

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

O trimestre compreendido entre maio e julho passou a concentrar 75% dos pedidos de concordata do varejo e da indústria relativos a 1995, aponta levantamento da consultoria SCI.
Trata-se de índice de concentração inédito. No mesmo período do ano passado, por exemplo, a proporção de requerimentos neste período atingiu 47% do total.
Concordata é o benefício concedido pela Justiça para que a empresa em dificuldades financeiras salde seus débitos.
``As medidas governamentais que restringiram o crédito e elevaram os juros tiveram efeito imediato sobre as concordatas", disse John Gottheiner, diretor da SCI.
Houve crescimento de 203% no número de pedidos no acumulado de janeiro a julho, em comparação a igual período de 1994, quando foram requeridas 278 concordatas.
O varejo encabeça a lista dos setores mais atingidos. O volume de pedidos de concordata alcançou 277, o que representou salto 354% em relação ao acumulado de 1994.
Lojas que comercializam tecidos registraram 47 casos, o que significa aumento de 840% em relação ao mesmo período de 1994.
No setor atacadista, os pedidos de concordata cresceram 350% e atingiram 153. Entre as indústrias, o setor de confecções lidera em requerimentos, tendo registrado aumento de 335% (74 pedidos), seguido de fiação e tecelagem (183%) e calçados (100%).
O número de requerimentos deferidos (aceitos pela Justiça) somou 481 entre maio e julho deste ano, em relação aos 152 no mesmo período de 1994.

Texto Anterior: O VAIVÉM DAS COMMODITIES
Próximo Texto: Mercedes concede férias coletivas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.