São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação cai para 2,68% na segunda quadrissemana de agosto, diz Fipe

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A inflação de São Paulo caiu 0,70 ponto percentual e ficou em 2,68% na segunda quadrissemana de agosto (período de 30 dias terminados em 15 de agosto e comparados com os 30 dias anteriores), segundo a Fipe.
``A taxa foi uma surpresa porque esperávamos uma desaceleração menor do índice", diz Heron do Carmo, coordenador do índice de inflação da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Na quadrissemana anterior, o índice da Fipe ficou em 3,38%.
Com a aceleração da queda da inflação, a Fipe já mudou sua previsão de 2,5% para a taxa mensal. Agora, Heron do Carmo acredita que a inflação ficará entre 2,2% e 2,3% em agosto.
``A taxa só deverá subir se o governo reajustar os combustíveis, mas não passará de 2,5%", diz.
Na segunda quadrissemana, todos os grupos de preços tiveram redução nas taxas de variação, com exceção dos gastos com despesas pessoais. A causa, aqui, é o reajuste das tarifas de ônibus interestaduais, que entra neste grupo.
Os gastos com transportes tiveram queda de 2,72 pontos percentuais na segunda quadrissemana em comparação com a primeira.
Os alimentos caíram 0,29 ponto percentual na segunda quadrissemana. Os preços dos semi-elaborados (carnes, leites e derivados) ficaram estáveis, com redução de 0,03 ponto percentual no período.
A expectativa inicial era de que carnes e derivados pressionassem o índice para cima.
O desaquecimento da economia e o clima quente em pleno inverno são duas das causas da queda da inflação, diz Heron do Carmo.
``O clima acelerou as liquidações de vestuário e manteve as ofertas de alimentos, principalmente da carne", diz.
Também diminuíram os impactos dos reajustes das tarifas públicas e dos aumentos de preços, como o do pão francês e do leite, realizados quando o Plano Real completou um ano, em julho.

Texto Anterior: Fiesp discute juros com Malan
Próximo Texto: Evitando respingos; Risco transferido; Aval oficial; Quem paga; E tem mais; Prejuízo assumido; Conhecimento inútil; Má notícia; Exemplo chileno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.