São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo admite pressões contra Cavallo

DENISE CHRISPIM MARIN
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo da Argentina admitiu que existem no país ``interesses econômicos e políticos" que buscam afastar o ministro da Economia, Domingo Cavallo. A denúncia foi feita ontem pelo chefe do gabinete, Eduardo Bauzá.
Bauzá atribuiu os últimos rumores sobre um eventual afastamento de Cavallo a ``grupos que se consideram prejudicados pelo desempenho do ministro".
O chefe do gabinete, que não quis mencionar nomes, negou que os inimigos de Cavallo façam parte do governo. Ele admitiu, ainda, a existência de ``focos de corrupção" na administração federal.
Na quinta-feira, Cavallo havia se envolvido em polêmica com parlamentares argentinos e apareceu várias vezes na televisão para defender alguns de seus colaboradores acusados de corrupção.
Ontem, o ministro recebeu apoio generalizado dos empresários do país. Um comunicado das oito entidades empresariais mais importantes da Argentina, divulgado à noite, expressou a aprovação à política econômica.
A União Industrial Argentina (UIA), que havia criticado anteriormente alguns aspectos da abertura econômica, assinou o documento e declarou estar de pleno acordo com o plano econômico.
Nesta semana, Cavallo entrou em conflito com o governador da Província de Buenos Aires, Eduardo Duhalde -provável candidato à Presidência em 1999-, que responsabilizou o ministro pela taxa de desemprego de 18,6%.
Duhalde, no entanto, disse que apóia Cavallo e que compreende a``delicada situação do governo".
O presidente Menem, segundo a imprensa argentina, pediu a seus colaboradores que baixem o tom de enfrentamento público.

Demissão
O subsecretário da Ação de Governo, Juan Carlos Cattaneo, pediu demissão ontem após acusações feitas por Cavallo. O ministro o acusou de envolvimento com empresas supostamente favorecidas na compra de um sistema de computação para o Banco da Nação Argentina.

Colaborou DENISE CHRISPIM MARIN, de Buenos Aires

Texto Anterior: Muito além do jardim zoológico
Próximo Texto: México obtém novo superávit
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.