São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

O Trabalho - Tendência de extrema-esquerda, de orientação trotskista, que reúne remanescentes da corrente estudantil Libelu (Liberdade e Luta), dos anos 70.

Força Socialista - Tendência de extrema-esquerda, marxista-leninista, que reúne ex-militantes do Movimento de Emancipação do Proletariado e da Ação Popular.

Democracia Socialista - Tendência de esquerda, de linha trotskista, originária da organização Organização Revolucionária Marxista - Democracia Socialista, que editava o jornal ``Em Tempo".

Hora da Verdade - Tendência de esquerda, que se originou de uma dissidência da Articulação. Reúne castristas e independentes.

Articulação - Tendência de centro-esquerda. Dentro do PT é considerada ``centrista". Formada originalmente por sindicalistas, católicos e intelectuais.

Democracia Radical - Tendência de centro-esquerda. Dentro do partido é considerada como ``direitista". Grupo de orientação social-democrata, formada por remanescentes de dois grupos originariamente marxistas-leninistas, o PRC e a Vertente Socialista.

Social-democracia - Doutrina política inicialmente identificada com o socialismo, mas que hoje propõe apenas a concessão de benefícios materiais aos assalariados e aos segmentos mais pobres. No espectro político, define a posição dos grupos de centro-esquerda.

Socialismo - Doutrina que defende a instauração de uma sociedade sem classes. Hoje, os socialistas são os que propõem que a transformação da sociedade ocorra de uma forma gradual e pacífica. É a posição dos grupos de esquerda.

Comunismo - Doutrina política que defende a instauração de uma sociedade sem classes. Propõe a abolição da propriedade privada e sua substituição pela propriedade coletiva, o que pressupõe uma ruptura violenta da ordem política. É a posição da extrema-esquerda.

Marxismo - Movimento inspirado nas propostas do filósofo e economista alemão Karl Marx (1818-1883). Segundo Marx, as contradições da sociedade capitalista provocariam sua dissolução.

Marxismo-leninismo - Subdivisão do marxismo, desenvolvida inicialmente por Josef Stálin (1897-1953), que defendia a tese de que o socialismo poderia ser implantado de início num só país.

Trotskismo - Subdivisão do marxismo, desenvolvida por Leon Trotsky (1879-1940), adversário político de Stálin, expulso da Rússia em 1929. Para Trotsky, o socialismo só poderia ser implantado por uma revolução mundial.

Texto Anterior: Radicais propõem greve contra neoliberalismo
Próximo Texto: Hostilidade petista é fratricida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.