São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas criam obras para o gabinete de FHC

MARIO CESAR CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A convite da Folha, quatro dos principais artistas plásticos do país criaram trabalhos para o gabinete do presidente Fernando Henrique Cardoso. Os artistas são Lygia Pape, 58, Luiz Paulo Baravelli, 52, Antonio Dias, 51, e Tunga, 43.
Nenhum deles levou a proposta muito a sério. Preferiram fazer humor com o plano de FHC de projetar artistas jovens, expondo um deles por mês em seu gabinete.
Todos trabalharam sobre foto enviada pela Folha, na qual o quadro que estava ao fundo foi eliminado em computador.
Pape não se contentou com a parede do fundo. Envolveu FHC com seu trabalho chamado ``Amazoninos" (1990), feito com fitas de ferro de dois metros, pintadas de verde e amarelo.
``Tranquei o presidente dentro de uma obra de arte para ele ter gestos generosos como o seu amigo Mário Pedrosa gostaria", diz. Pedrosa (1900-1981) foi militante socialista e é considerado um dos maiores críticos de arte do país.
Tunga usou fotos de quatro dos críticos que cuidam da seleção de artistas para o gabinete de FHC: Aracy Amaral, Frederico Morais, Ronaldo Brito e Sônia Salzstein. Fernando Cochiaralli é o quinto crítico da comissão.
``A relação que um governo deve ter com arte tem de ser um pouco mais séria do que expor jovens atrás do presidente", diz. ``Parece que esse é o grande programa cultural para a arte. É ridículo. O governo precisa restaurar as instituições que mostram arte."
Baravelli fez um quadro para durar até o fim do mandato: basta trocar o nome do artista.
``É ridículo pôr uma obra para servir de fundo ao presidente", afirma. ``Quem inventou esse projeto está tratando arte como decoração. É como pôr Mozart como música de fundo de elevador."

Texto Anterior: Tiro no fígado matou tenente petista
Próximo Texto: Estudante é libertado após polícia trocar tiros com dois sequestradores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.