São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planta intoxicou crianças no Brasil

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria das plantas da espécie datura -ou vegetais beladonados- é encontrada no Brasil. A mais comum é o estramônio, conhecido também por figueira-do-inferno. Dá frutos amargos parecidos com pepinos pequenos, já tendo provocado intoxicação em muitas crianças.
``Os pais devem ficar atentos, especialmente nesta época do ano, quando as daturas dão flores e frutos", diz Sylvio Panizza, professor de plantas medicinais da Universidade de São Paulo.
Quase todas as daturas produzem flores brancas ou roxas que lembram saias. ``São tão vistosas que plantamos em jardins", diz Aydano Roriz, da revista ``Natureza". Jean Kleber Abreu Mattos, professor de plantas medicinais da Universidade de Brasília, diz que se podem ver daturas em canteiros e jardins do Distrito Federal.
A mais perigosa das daturas é a meimendro (Hyoscyamus niger), cultivada na Colômbia. Todas as daturas, em menor ou maior grau, produzem os alcalóides escopolamina, atropina e hioscina.
Depois de processados em laboratórios, essas substâncias são transformadas em medicamentos conhecidos, como o Atroveran e o Buscopan, entre outros.
Outra planta com efeito anticolinérgico é a Atropa belladona. Atropa é o nome de uma deusa romana que fazia a travessia de almas da margem da vida para a da morte. Beladona vem de uma prática romana: as mulheres pingavam extrato da planta nos olhos para dilatar as pupilas e as deixar supostamente mais belas.
(AB)

Texto Anterior: 500 pessoas caem no golpe por mês
Próximo Texto: Brasileiro veste Michael Jackson em clipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.