São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

500 pessoas caem no golpe por mês

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Multinacionais e embaixadas com escritórios em Bogotá estão pedindo a seus funcionários que recusem bebidas de estranhos quando estão sozinhos. Reportagem do jornal norte-americano ``Wall Street Journal" diz que cerca de 500 pessoas caem no golpe a cada mês na Colômbia.
Cerca de metade dos casos de intoxicação que chegam aos hospitais de Bogotá são vítimas dessa mistura, disse o jornal.
Uma das vítimas contou que passou horas sem saber por onde andava e o que fazia. Quando voltou a si, estava sem a carteira e tinha a conta estourada. No seu extrato apareciam várias saques feitos em caixas eletrônicos. Ela recordava apenas que tinha aceito um trago de um desconhecido num bar do centro da cidade.
Em outro caso, um diplomata colombiano foi preso no Chile sob a acusação de contrabando de cocaína. Ele dizia não lembrar nada. Um exame médico mostrou que tinha viajado sob o efeito da droga.
A ``burundanga" parece ser mais potente que o caseiro chá de lírio, mas seus efeitos podem ser dramáticos. Elisaldo Carlini relata o caso de um rapaz que tomou um chá feito com flores da planta. Teve perturbações visuais, alucinações e visões de plantas e animais que o ameaçavam. Precisou ser levado ao hospital com queda da temperatura e só voltou ao normal 48 horas depois.
Crianças que ingerem a planta por acidente ficam agitadas, falam frases desconexas, riem, choram e chegam agredir as pessoas a sua volta.
(AB)

Texto Anterior: Alucinógeno tirado de flor é usado em roubo
Próximo Texto: Planta intoxicou crianças no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.