São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Operação Uruguai' foi em 92

EDUARDO BELO
DA REPORTAGEM LOCAL

A ``Operação Uruguai", que ``celebrizou" Najun Turner, foi uma tentativa de livrar o então presidente Fernando Collor do ``impeachment", em 1992.
O artífice da operação, o secretário particular de Collor, Claudio Vieira, tentava comprovar que obteve no Uruguai empréstimo de US$ 3,75 milhões para a campanha eleitoral, os quais teriam sido convertidos em 318 kg de ouro, adquiridos junto a Turner.
A intenção era provar que as despesas de Collor, muito acima de seus rendimentos, não eram custeadas pelo empresário Paulo César Farias, o PC, e sim pelo empréstimo. Fracassou.
Turner foi processado pela Justiça por remessa ilegal de divisas. Condenado a três anos e quatro meses de prisão, entrou com recurso, ainda não julgado.
Em 1993, Turner foi acusado de forjar operações artificiais com ações da Telebrás. A Comissão de Valores Mobiliários o absolveu.
Turner não foi condenado em última instância nos seis processos a que está submetido. Dois deles têm recurso em fase de análise pela Justiça Federal.
(EB)

Texto Anterior: Najun Turner volta à cena com `Disk-900'
Próximo Texto: `Falo sobre risco de operação em dólar'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.