São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Najun Turner volta à cena com `Disk-900'

EDUARDO BELO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ele voltou. O ``especulador"-como se autodefine- Najun Turner está oferecendo seus 15 anos de experiência no mercado financeiro a R$ 3,90 por minuto.
Famoso por seu envolvimento na ``Operação Uruguai" -a tentativa de salvar o ex-presidente Collor do ``impeachment" (leia texto ao lado), Turner passou a dar palpites pagos em conta telefônica sobre três áreas: tendências de commodities e câmbio, captação e aplicação de dinheiro e estratégias para operação em Bolsa, mercado futuro e de opções.
Quem quiser também pode deixar um recado. Ele liga -``gratuitamente"- assim que pode. Se possível, no mesmo dia. O serviço chama-se ``Soluções Financeiras" e atende 24 horas por dia pelo telefone 900-0086. Só funciona no Estado de São Paulo.
``A minha finalidade é passar a experiência que tenho no mercado financeiro e especulativo tanto da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) quanto da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros)."
Turner, uruguaio, 45 anos, no Brasil desde 71, gosta de contar histórias. Fala com naturalidade, numa mistura de espanhol com português. Ele revela, por exemplo, que a entrada no ``Disk-900" também tem razões pessoais.
``Minha imagem depois da situação do Collor ficou muito distorcida. Eu era uma pessoa que praticamente ninguém conhecia."
A preocupação principal é com os seis filhos -o mais novo, ainda sem nome, nascido na madrugada de quarta-feira, dia em que Turner recebeu a Folha.
``Esse serviço era também para mostrar para meus próprios filhos o que eu fiz sempre."
Ele demonstra inquietação até mesmo com a reputação do serviço: ``Lamentavelmente, esse serviço 900 ficou conhecido justamente com aquele negócio de sexo", diz, em referência ao tema recorrente desde os primórdios do``Disk-900". Funcionando desde o dia 25 de julho, a consultoria telefônica não representa exatamente um reforço na renda de Turner. (Ele não revela quanto ganha, mas diz quanto gasta: cerca de R$ 30 mil por mês.) Segundo ele, o serviço vai valer pela ajuda que poderá proporcionar às pessoas, num mercado que, como ele mesmo diz, ``não tem anjinho, não é sinagoga nem igreja" e onde o arrependimento não tem lugar.
``Minha renda vem de minhas operações em Bolsa. A renda do 900 é insignificante. Mas, espiritualmente, já rendeu muito."

Texto Anterior: Cotistas devem receber, mas com perdas
Próximo Texto: `Operação Uruguai' foi em 92
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.