São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Profissional precisa estar preparado, ensina livro

DO ``USA TODAY"

A realidade deve estar clara para qualquer um que tenha tido um emprego nos últimos dez anos.
Trabalhar em uma companhia agora é mais um negócio qualquer, sem grandes garantias, do que um contrato de longa duração.
Considere, por exemplo, o executivo que se fecha no escritório para se preparar para uma importante reunião e recebe a notícia de que a mulher está com câncer.
No mesmo dia, seu superior lhe diz: ``Bom, talvez você devesse receber todas as más notícias de uma vez só. Está despedido".
A história, verdadeira, é contada no livro ``Encontrando Emprego Sem Ficar Desesperado", do norte-americano William Byron.
O autor, um jesuíta, é professor de economia da Universidade Georgetown e presidente da Universidade Católica, ambas localizadas nos Estados Unidos.
Para escrevê-lo, Byron entrevistou 150 profissionais em meio de carreira. Descobriu que as pessoas surpreendidas com uma demissão experimentam várias reações.
A primeira é a descrença, que se transforma em raiva e, em alguns casos, em paralisia emocional.
Quem consegue fazer um balanço frio da situação tende a perdoar o chefe e a ser auto-indulgente.
Assim, diz Byron, caminha para o estágio mais importante -aprender a lidar com a situação.
Segundo ele, mesmo bem-empregado, o profissional precisa estar preparado para enfrentar uma dispensa. Para isso, deve ter como prioridade estabelecer uma rede de contatos fora da empresa.

Tradução Carla Aranha Schtruk

Texto Anterior: Empresário fatura mais de R$ 350 mil/ano
Próximo Texto: Pesquisa estuda os brasileiros em NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.