São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Buraco maior; Retórica perversa; Bósnia em preto-e-branco; Só no fim-de-semana; Excesso de candidatos; Discórdia; Ensino religioso; Como antigamente; Provincianismo; O entusiasmo dos estagiários; Estoques estratégicos

Buraco maior
``O presidente Fernando Henrique foi fotografado usando a meia esquerda furada: `Mostra que estou na pior!', disse. Não seria jogo de cena, uma coisa calculada, ele tentar se mostrar comum, como qualquer um de nós? O que dizer, sr. presidente, do bolso furado dos brasileiros? Será que a situação deles, na maioria descamisados que nem meia possuem, não é bem pior do que a sua?"
Jair Rotta (Mococa, SP)

``Qualquer idiota, como eu, sabe quando está calçando uma meia furada. Se FHC não é idiota -seria trágico admitir o contrário-, então nossa imprensa é `burra' em não perceber que embarcou em uma farsa furada ao dar o destaque que deu a uma simples jogada de marketing. É isso, o primeiro Fernando (Collor) foi a tragédia, o segundo Fernando (FHC) é a farsa."
Egidio Sales Filho (Belém, PA)

``O que me interessa meia furada de presidente? Qual é o problema, PSDB não dá notícia? Quando a Folha vai falar das estatais lucrativas que estão sendo doadas e fornecer dados simples e diretos sobre o assunto, sem medo? Quando a Folha irá trocar a foto da meia furada e mostrar a foto do caráter furado e escrever: `Olha, Ki'Melda, seu dinheiro está indo tirar férias na Bahia'?"
Wilson Carlos Teixeira Junior (Santos, SP)

Retórica perversa
``Da mesma forma que Harry Truman, que autorizou o bombardeio atômico em Hiroshima e Nagasaki sob o argumento de que essa ação evitaria a morte de um número muito maior de pessoas com a continuação da guerra, o sr. Pedro Malan, com sua política recessiva, está matando milhares de cidadãos brasileiros agora, usando a retórica de que, se a inflação continuar baixa, haverá consistente distribuição de renda e todos, mesmo aqueles que sobreviverem, terão seu padrão de vida melhorado."
Joaquim Afonso Marra (Patos de Minas, MG)

Bósnia em preto-e-branco
``Gostaria de parabenizar o fotógrafo Sebastião Salgado pelas fotos da reportagem `A dor dos inocentes' (Revista da Folha, 13/8), mostrando ser um dos maiores fotógrafos do Brasil. Parabenizo também Andréa Fornes pelo belo texto que, em poucas palavras, pôde passar a dor e o sofrimento daquelas pessoas."
Luiz Rogério de Camargo (São Paulo, SP)

``Cumprimentos pela excelente edição do ensaio fotográfico de Sebastião Salgado (`Do outro lado do inferno') retratando, em toda sua crueza, o inferno terrível da Bósnia."
João Benedicto de A. Marques, secretário de Administração Penitenciária (São Paulo, SP)

Só no fim-de-semana
``Por que a CBF não faz o Campeonato Brasileiro com os jogos sendo realizados só aos sábados e domingos? Assim, daria para o time treinar mais e aumentaria o público e a renda dos jogos porque o torcedor, ficando a semana inteira sem ver o time jogar, no fim-de-semana iria de qualquer jeito ver seu time. O Brasil tem estádios suficientes para fazer um campeonato assim e tempo também para realizar os campeonatos estaduais."
Edivalmes Alves da Silva (Frutal, MG)

Excesso de candidatos
``O vereador Orlando Annibal (Diadema, SP) enviou a Brasília projeto de lei para coibir a corrupção. Segundo esse projeto, políticos e funcionários públicos corruptos deveriam receber chibatadas, cujo número corresponderia à idade dos mesmos. Essas chibatadas já teria destino certo (nádegas), além de dia e hora certos para sua aplicação, que seria em praça pública. Presumo que a simples possibilidade de aplicação da inusitada punição irá gerar um `frisson' na indústria de chibatas. Porém, receio que vá faltar praça pública..."
Paulo Gottschalk (São Paulo, SP)

Discórdia
``Fiquei profundamente decepcionado com a entrevista do pastor Nilson Fanini (5/8). A Igreja Batista não segue nenhum papa e sim a bíblia. Algumas das respostas dadas pelo pastor Fanini são comprometedoras e não refletem o pensamento dos batistas, que estão comprometidos com a verdade suprema, a palavra de Deus. Como pastor batista, fiquei triste com a falta de coragem ou convicção bíblica do referido colega, principalmente no que concerne à homossexualidade."
Antonio Mendes Gonçales, pastor (Atibaia, SP)

Ensino religioso
``Dei, na edição de 31/7, com o artigo `Educação religiosa', do empresário Israel Isser Levin, que se professa israelita. Opina ele contra o ensino religioso nas escolas oficiais. Lamentavelmente, somente nos Estados de Tocantins e de São Paulo não há e não é remunerado o ensino religioso escolar. Resultado: adolescentes e jovens dados, em impressionante número, às drogas, ao sexo, ao `vale-tudo'. O sr. Isser ignora que no Estado do Rio de Janeiro, onde fui bispo de Valença por quase dez anos, funciona, exemplarmente, o ensino religioso confessional (não sectário). Católicos, protestantes e israelitas recebem uma modelar formação religiosa."
Amaury Castanho, bispo coadjutor de Jundiaí (Itu, SP)

Como antigamente
``Carlos Heitor Cony afirmou que os guardas-noturnos haviam desaparecido (13/5). Porém, apesar de raros, não estão extintos. Em Montes Claros (MG) essa figura ainda faz seus `passeios noturnos', apitando de esquina em esquina, alongando as noites e aprofundando sonos e sonhos."
Paulo Henrique Casadei Melillo (Belo Horizonte, MG)

Provincianismo
``Julgo que o artigo escrito pelo jornalista Marcos Augusto Gonçalves (23/7), sob o título `Se segura, malandro', tenha sido movido pela má-fé, inveja e mesquinhez que às vezes este jornal destila contra o Rio de Janeiro e seus habitantes. Se vocês pensam que atacando nossa cidade São Paulo vai se sobressair, estão enganados, pois essa atitude, ao invés de mostrar cosmopolitismo, escancara o provincianismo que existe por aí. Nós, que vivemos no Rio de Janeiro, estamos preocupados com a união desta nação e não com picuinhas contra qualquer Estado brasileiro."
Jorge Anderson Ibrahim Mamede (Rio de Janeiro, RJ)

O entusiasmo dos estagiários
``No último domingo não tive dúvida: comprei o caderno de Empregos da Folha e abri mão do `Estadão'. O especial `Tudo Sobre Estágios' foi uma das melhores edições sobre o assunto. Recomendo. E quero mais!"
Mario Sérgio Franco Rodrigues (São Paulo, SP)

``Gostaria de elogiar o excelente caderno de Empregos de 13/8, no qual encontrei a melhor edição sobre estágios dos últimos anos. É por edições como essa que a Folha vem conquistando cada dia mais leitores. `Tudo Sobre Estágios' acertou. Vocês estão no caminho certo."
Renato de Azevedo Bueno (São Paulo, SP)

Estoques estratégicos
``No tocante ao artigo de Janio de Freitas publicado na Folha em 21/7, cabe-nos esclarecer que a lei federal nº 8.176, de 8/2/91, determina a compra obrigatória dos estoques estratégicos dos combustíveis, o que não vem ocorrendo em virtude de falta de recursos. A compra antecipada de álcool, com financiamentos externos, foi recomendada pelo então secretário Milton Dallari a fim de solucionar, parcialmente, a angustiante situação dos produtores. Os industriais do álcool terão que ressarcir a Petrobrás com os respectivos juros da operação, acrescida de `spread', a fim de compensar a estatal dos custos operacionais. Não há, como possa ser entendido, nenhum favorecimento especial aos produtores de álcool."
Luiz Gonzaga Bertelli (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Para além da privatização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.