São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
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O PASSO A PASSO PARA ENTRAR NO MERCADO

1) Registros obrigatórios
- Junta Comercial - registro do contrato social
. Demora entre 10 e 15 dias e custa R$ 50
. Exige CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) de no mínimo duas pessoas e endereço do local onde funcionará a agência
- Receita Federal - obtenção do CGC (Cadastro Geral de Contribuintes)
- Prefeitura - Alvará de Funcionamento
- Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) - credenciamento
. Demora 120 dias, mas o órgão expede um protocolo, o qual permite o funcionamento
. É cobrada uma taxa de R$ 314,54 (operação nacional e internacional) ou de R$ 251,43 (operação nacional)
. É preciso todos os documentos em ordem e mais cinco fotos do local onde funcionará a agência

2) Registros facultativos
- Para vender passagens aéreas nacionais, com estoque próprio de bilhetes, é necessário se cadastrar junto ao Snea (Sindicato Nacional das Companhias Aéreas)
. A entidade exige que um dos sócios tenha capacitação profissional, ou seja, comprovação em carteira ou em contrato social de experiência em cargo de chefia, supervisão ou gerência no mercado de turismo
. O Snea exige um capital mínimo de US$ 25 mil para abrir crédito e a expedição do registro costuma sair em 30 dias
- Para vender passagens internacionais é necessário fazer o cadastro junto à Iata (associação que reúne companhias internacionais)
. A entidade exige capital mínimo de US$ 25 mil

3) Como enfrentar armadilhas
- Não dê crédito indiscriminado para clientes, ou seja, não venda bilhetes aéreos ou roteiros turísticos sem garantia de que vai receber
- Muita cautela na reserva antecipada de lugares nos aviões, hotéis e navios sem ter os passageiros confirmados. Esses estabelecimentos costumam exigir depósitos antecipados e não reembolsam depois
- Não omita informações importantes do passageiro, como restrições de passagens aéreas promocionais, localização exata dos hotéis ou mudanças no roteiro
- Mesmo com a economia estabilizada, evite especulação com câmbio. Pagamentos em moeda estrangeira devem ser repassados às operadoras, companhias aéreas ou hotéis em curto prazo, para evitar surpresas desagradáveis como uma eventual desvalorização da moeda

4)Para saber mais
- Cursos e assessoria
. Via Sestur - tel. (011) 239-4433
. Sindetur - tel. (011) 224-8544
. Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) - tel. (011) 270-3988
- Entidades
. Cade (Centro de Atividades Descentralizadas da Embratur) - tel. (011) 605-2725
. Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens) - tel. (011) 223-0555

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