São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
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Como montar uma casa de frios e laticínios?

Patsy Doris Angeles - São Paulo - SP
A instalação de um pequeno comércio de frios e laticínios apresenta vantagens e riscos.
As vantagens são: prazo de retorno rápido (entre seis meses e um ano), necessidade de uma pequena área (cerca de 40 m2) para a instalação da loja e facilidade para diversificar a linha dos produtos, com oferta de conservas e bebidas.
Os riscos são: sazonalidade dos derivados de leite, conservação de produtos perecíveis, concorrência com supermercados e dificuldade de negociação com fornecedores.
O investimento inicial deve ficar entre R$ 18 mil e R$ 25 mil, incluindo capital de giro para o estoque inicial previsto para dois meses e a formação de um fundo para pagamento de despesas eventuais.
A verba prevê ainda gastos com as instalações da loja (balcões, freezer, geladeiras, expositores e móveis).
O faturamento mensal deve ficar entre R$ 6 mil e R$ 10 mil, com uma lucratividade média de 12%. Os custos fixos não devem chegar a R$ 2.000.
É necessário reunir o máximo de informações sobre o mercado e sobre os produtos que pretende comercializar.
Além disso, é fundamental criar na empresa uma imagem de qualidade, confiabilidade e bom atendimento.
No início, a empresa pode trabalhar com uma linha básica de queijos (prato, mozarela, fresco, parmesão) e de frios (presunto, apresuntado, patês, mortadela, salsicha).
Com recursos entre R$ 8 mil e R$ 12 mil, pode-se fazer um estoque suficiente para os primeiros dois meses de funcionamento.
Depois, o empresário pode agregar outras linhas de produtos, principalmente em cidades de pouca densidade populacional, com o objetivo de atingir um público mais variado.
No segundo mês de funcionamento, pela imposição da clientela, o empresário perceberá a necessidade de diversificar a oferta de mercadorias, incluindo congelados, doces, bebidas e enlatados.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para o caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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